Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > PRPPG lança edital do Programa Pesquisador de Produtividade
Início do conteúdo da página

PRPPG lança edital do Programa Pesquisador de Produtividade

Publicado: Quarta, 06 de Novembro de 2019, 13h56 | Última atualização em Quarta, 06 de Novembro de 2019, 13h56

São oferecidas 50 vagas e o período para submissão das propostas vai até 28 de fevereiro de 2020.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) lança, nesta segunda-feira (4), o primeiro edital do Programa Pesquisador de Produtividade (PPP) do Ifes. O programa, instituído pela Resolução CS nº 10/2019, é destinado aos pesquisadores do Instituto e prevê a disponibilização de carga horária para a execução de atividades de pesquisa com entregas definidas voltadas a produção bibliográfica, a orientação de alunos, a captação de recurso, a disseminação da pesquisa na instituição e de consultoria e assessoramento.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes, André Romero da Silva, esse é o edital de um programa novo do Instituto, com o objetivo de promover a geração de produtos inovadores envolvendo os alunos e estimulando a pesquisa aplicada na instituição. "Temos também o interesse em aumentar o número de pesquisadores de produtividade no Ifes, assim como estimular a criação de novos programas de pós-graduação stricto sensu. Neste sentido, entendemos que o PPP poderá nos auxiliar na consolidação da pesquisa institucional, transformando o Ifes em centro de referência em pesquisa inovadora”, destaca o pró-reitor.

São oferecidas 50 vagas e o período para submissão das propostas vai até 28 de fevereiro de 2020. Podem participar da seleção todos os servidores permanentes do Ifes cadastrados em grupos de pesquisa presentes na lista de grupos ativos do diretório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Para se inscrever, o pesquisador proponente deverá encaminhar em arquivo PDF um projeto de pesquisa a ser desenvolvido no período de 2 anos a contar após a implantação do programa via Sistema Integrado de Gerenciamento da Pesquisa do Ifes (SIGPESq). O proponente também deve encaminhar o Currículo Lattes em formato PDF, contabilizando a produtividade dos últimos cinco anos.

Serão selecionados pesquisadores para três modalidades: PQ-3, com destinação de 8 até 11 horas para pesquisa; PQ-2, com 12 a 15 horas; e PQ-1, de 17 a 20 horas. Elas se diferenciam em relação aos tipos e números de entregas que deverão ser realizadas, ao final de dois anos. A seleção será por meio de avaliação da produção técnico-científica do candidato nos últimos anos.

Para o diretor de Pesquisa do Ifes, Sávio da Silva Berilli, o programa busca garantir ao pesquisador que tem alta produção científica o tempo que ele precisa para trabalhar em pesquisa. “Além disso, associamos essa possibilidade a algumas demandas institucionais, direcionando as pesquisas no sentido de contribuir para os índices do Ifes na pesquisa e na pós-graduação”, explica. Já o diretor de Pós-Graduação do Ifes, Pedro Leite, lembra que outras instituições de ensino superior já possuem programas próprios nesse sentido. “O lançamento desse programa e desse edital coloca o Ifes em níveis mais próximos das maiores e melhores instituições de pesquisa do país”, destaca.

“O pesquisador que conseguir realizar as entregas requisitadas para se tornar um pesquisador produtividade no Ifes também irá alcançar o status de pesquisador produtividade em agências como Capes e CNPq”, ressalra Pedro Leite. “O PPP é uma espécie de trampolim para que os pesquisadores do Instituto participem de editais externos em programas semelhantes de outras instituições”, complementa Sávio Berilli.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ifes.

registrado em:
Assunto(s): pesquisa , edital
Fim do conteúdo da página