Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial
Início do conteúdo da página

Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial

Publicado: Segunda, 04 de Julho de 2022, 13h42 | Última atualização em Segunda, 04 de Julho de 2022, 14h02

No dia 03 de julho comemoramos o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial. A data faz referência a aprovação da primeira lei no Brasil a tratar do tema. Em 1951 o Congresso Nacional aprovou a Lei 1.390, a primeira lei contra o racismo no Brasil. Ela foi modificada em 1985, pela Lei 7.437 que tornou as práticas de racismo em crime inafiançável e ampliou as penas para até cinco anos de prisão.

Em 2010 foi aprovada a Lei 12.288 que instituiu o Estatuto da Igualdade Racial, que visa, como destacado em seu artigo 1º, “a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica”.

Essa data deve ser compreendida como um dia de reflexão sobre a luta constante contra o racismo estrutural na sociedade brasileira que se manifesta cotidianamente em expressões de discriminação racial.

No Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial é importante lembrar do papel da escola como agente na construção de uma sociedade democrática que deve combater todo tipo de violência e discriminação.

Racismo é crime.

registrado em:
Fim do conteúdo da página