Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Aluno > Biblioteca Major Bley
Início do conteúdo da página

Biblioteca Major Bley

Publicado: Terça, 15 de Fevereiro de 2022, 09h43 | Última atualização em Quinta, 14 de Abril de 2022, 07h44

Índice de Artigos

biblioteca1

Setor responsável pela execução das políticas relativas à disponibilização e à utilização de material bibliográfico e audiovisual de uso geral nas atividades de ensino, pesquisa e extensão do Campus.

Servidores na unidade:

Domingos Savio Côgo

Claudia Lourdes Fontana

Eliete Aparecida Locatelli Vago

Contatos:

biblioteca.sta@ifes.edu.br

27 32597897

27 32597898

ATENÇÃO:

- O atendimento ao usuário da biblioteca de forma presencial está ocorrendo das 7h30min às 11h e das 12h30min às 17h, podendo haver alteração ou interrupção, dependendo do mapa de risco para Covid-19 na região. As multas geradas por atraso na entrega de material informacional neste período de pandemia da Covid-19 serão abonadas. Serviços de emissão de "nada consta", entrega de monografia ou outros assuntos pertinentes a biblioteca poderão ser solicitados pelo e-mail: biblioteca.sta@ifes.edu.br.

- No período de 20 a 31/12 não terá empréstimo de livros. O recebimento de livros emprestados não será interrompido.

- Não haverá atendimento, presencial e remoto, no período de 03 a 21 de janeiro de 2021.

Documentos:

Catálogo online

Guia de Utilização da Biblioteca

Normas de Referência

Formulário de Autorização para Publicação de Monografias

Normas para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos e Científicos do Ifes

Guia de Recolhimento da União (GRU)

Orientações para gerar GRU

Procedimentos para entrega de TCC/Monografia

Orientações sobre fluxo de depósito dos Trabalhos Finais de Curso - Portaria nº 1709, de 21 de outubro de 2021


 

Informações atualizadas sobre o funcionamento da Biblioteca no retorno das atividades presenciais de 2022.

BIBLIOTECA MAJOR BLEY

Informamos que a partir do dia 12/04/2022 o atendimento ao usuário da biblioteca de forma presencial será de segunda a quinta-feira, das 7h às 21h e na sexta-feira, das 7h às 19h, podendo haver alteração ou interrupção, conforme excepcionalidade.

Os serviços de emissão de "nada consta", confecção de ficha catalográfica, orientações de entrega de TCC na biblioteca poderão ser solicitados pelo e-mail: biblioteca.sta@ifes.edu.br.

ORIENTAÇÕES

De acordo com PORTARIA Nº 776, DE 6 DE ABRIL DE 2022, Art. 2º O uso de máscaras passa a ser facultativo em todos os ambientes do Ifes, exceto nos setores específicos da área de saúde. Porém, para utilização do espaço interno da biblioteca recomenda-se:

- O uso correto de máscara;

- Higienização das mãos com álcool em gel 70%;

- Distanciamento físico de, pelo menos, um metro entre as pessoas;

- Não circular dentro da biblioteca de forma a promover aglomerações;

1 MALEX

Para utilização das dependências da Biblioteca, as bolsas, mochilas, sacolas, pastas, fichários, etc. devem ser deixadas no Malex (guarda-volumes). O uso do Malex é somente durante a permanência na Biblioteca e a guarda da chave é de responsabilidade do usuário não sendo permitido sair da biblioteca com a chave. No caso de perda, o usuário estará sujeito às penalidades estabelecidas no Regimento Interno da Instituição.

2 CABINE DE ESTUDOS E SALA DE COMPUTADORES

As cabines de estudo/sala de computadores disponíveis deverão ser ocupadas por ordem de chegada.A permanência de material deixado nas cabines/sala sem a presença do usuário não implica na sua reserva, podendo o material da Biblioteca ser colocado nas estantes e o material do usuário ser guardado no armário do Setor.

3 EMPRÉSTIMO DOMICILIAR DE LIVROS

O empréstimo acontecerá mediante apresentação pelo usuário de identidade estudantil, ou RG, ou documento funcional (servidor) no qual consta o número de matrícula e foto.

Prazos e quantidade:

USUÁRIO

TIPO DE MATERIAL

QUANT.

PRAZO

Discente

Livro e material adicional de circulação normal

03

7 dias

Servidores

Livro e material adicional

05

14 dias

Os livros catalogados como “Literatura” terão um prazo de 14 dias para devolução, independente do usuário.

Os exemplares com carimbo “não circula” (exemplares de consulta local) poderão ser emprestados, na categoria de empréstimo especial na sexta-feira, a partir das 13h, com devolução para o primeiro dia útil subsequente e não podendo ser renovado.

Não estão disponíveis ao empréstimo domiciliar as obras de referência (dicionários, enciclopédias, atlas); obras raras ou valiosas.

O usuário em débito com qualquer biblioteca da rede Ifes não poderá beneficiar-se da retirada de qualquer material.

4 DEVOLUÇÃO

A devolução poderá ser feita por qualquer pessoa, somente na Biblioteca do Ifes campus Santa Teresa, não sendo necessária a apresentação de documento.

5 RENOVAÇÃO DE EMPRÉSTIMO DOMICILIAR

A renovação do empréstimo domiciliar da obra poderá ser feita uma vez, por igual período, a contar da data da renovação, se o usuário não estiver em débito e a obra não estiver reservada. Para retirar novamente o mesmo exemplar que já foi renovado uma vez, o usuário deverá aguardar um prazo de 24 horas. É aconselhável que o usuário renove a obra sempre um dia antes da data do vencimento;

Em caso de atraso será cobrado multa de R$ 1,00 (circulação normal) ou R$5,00 (empréstimo especial) por dia de atraso e por cada material. O usuário é responsável pela conservação do material retirado. Toda obra perdida ou danificada, ainda que involuntariamente, quando em poder do usuário, será por ele substituída por novo exemplar da mesma obra. O usuário estará sujeito a pagar multa diária, desde a data do vencimento até a reposição do material; Tratando-se de obra esgotada, a reposição será feita por outra obra indicada pela Biblioteca Major Bley.

6 CONDUTAS NA BIBLIOTECA

Não é permitido nas dependências da biblioteca consumir alimentos e bebidas e/ou fumar. O uso do celular deve ser no modo silencioso e atendido em tom de voz baixo; utilizar aparelhos sonoros (mp3, rádio, etc) somente com o fone.

O usuário deve respeitar os funcionários, acatando suas instruções de conduta no recinto, do contrário, poderá ocasionar a solicitação de sua retirada do espaço da biblioteca.

7 OUTRAS INFORMAÇÕES

- No momento do desligamento do usuário do Ifes campus Santa Teresa, será verificado se há existência de pendências na biblioteca, sendo necessária à quitação para a emissão do documento de “nada consta”.

- As atividades de forma remota serão atendidas somente dentro do horário de funcionamento da biblioteca.

- Os funcionários da biblioteca não são responsáveis pelo extravio de objetos deixados nas suas dependências.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página