Informática para Internet

Publicado: Quinta, 30 de Janeiro de 2020, 09h35 | Última atualização em Sexta, 25 de Março de 2022, 09h31

Sobre o curso

A tecnologia sustenta e viabiliza a existência de variados setores comerciais, industriais e sociais. O desenvolvimento de tecnologia da informação é impulsionado por crescentes demandas provenientes dos setores nos quais ela está inserida e/ou é demandada. Atender a essa demanda impacta a sociedade local/regional promovendo mudanças e transformações sociais e apresentando novos campos de atuação profissional.

O curso Técnico em Informática para Internet objetiva a formação de profissionais para inserção no mundo do trabalho e a continuidade dos estudos, tendo por princípios balizadores a ética, a solidariedade e o exercício pleno da cidadania, bem como formar profissionais técnicos em Informática para Internet, possibilitando-lhes a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos do processo produtivo, relacionando a teoria com a prática no ensino dos componentes curriculares do curso e observando as demandas do mercado de trabalho.

O Curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio visa formar profissionais que construam soluções que auxiliem no processo de criação de interfaces e aplicativos, desenvolvam e realizem manutenção de sites e portais na internet e intranet.

Perfil do Profissional

O Técnico em Informática para Internet será capaz de compreender atividades de planejamento, projeto, processo, acompanhamento e orientação técnica relacionada ao desenvolvimento e manutenção de sites e portais na internet e intranet, bem como conhecer linguagens de programação, sistemas operacionais, hardware, protocolos de comunicação, banco de dados e interpretar a especificação de sistemas computacionais e redes de computadores.

O profissional deve possuir as seguintes características: senso crítico, espírito de liderança e de trabalho em equipe, capacidade organizacional e sistêmica, criatividade, domínio conceitual e prático, capacidade de autoanálise, consciência da responsabilidade social inerente à sua profissão, postura empreendedora, iniciativa e autonomia, aliados à formação cultural e técnico-científica.

Campo de atuação

O acadêmico do Curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio será preparado para atuar nas seguintes áreas:

- Empresas de desenvolvimento de sites para Internet;

- Indústrias em geral;

- Empresas comerciais;

- Empresas de consultoria;

- Empresas de telecomunicações;

- Empresas de automação industrial;

- Empresas de prestação de serviços;

- Empresas de desenvolvimento de software;

- Centros de pesquisa em qualquer área;

- Escolas e universidades;

- Empresas públicas;

- Empresas de desenvolvimento de jogos para consoles, celulares, tablets e computadores;

- Agências de publicidade e propaganda;

- Atividades de desenvolvimento de sistemas.

(Fonte: Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, MEC, 2016, p. 101.)

Carga horária: 3.200,00 horas

Duração: 3 anos

Turno: Integral

Modalidade: Presencial

Quantitativo de vagas: 40 anuais

Tipo de matrícula:Matrícula por série

Ingresso: Edital anual de Seleção de Cursos Técnicos Integrados do Ifes

Coordenador: Tiago Dalapícola

Contato:

cctii.st@ifes.edu.br

273259 7819

Ato de autorização: Resolução do Conselho Superior n. 51/2019, de 06 de dezembro de 2019.

Documentos do Curso:

Projeto pedagógico do curso

Resolução de Autorização

Regulamento do sistema de avaliação dos cursos técnicos do Ifes - alterado em 23-11-2018

registrado em: ,