Ensino Flexível

Publicado: Sexta, 17 de Dezembro de 2021, 10h51 | Última atualização em Quinta, 07 de Julho de 2022, 08h18

O ensino flexível é uma estratégia excepcional que utiliza a conjugação de Atividades Pedagógicas não Presenciais (APNPs) e Presenciais como forma de possibilitar o retorno seguro das atividades com a presença dos estudantes no campus.

Em 23 de Julho de 2021 o Conselho Superior do Ifes aprovou a Resolução nº 36 que determinou o início do ensino flexível em todo Ifes a partir de outubro de 2021. A Portaria nº 1191 de 22 de Julho de 2021, aprovada pela Conselho de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Ifes estabeleceu as diretrizes para a oferta das atividades acadêmicas letivas referente ao ano letivo de 2021, por meio da utilização da estratégia de ensino flexível.

A estratégia flexível no Campus Santa Teresa se iniciou com atividades práticas de campo e laboratório para o curso de Agronomia, em 8 de setembro, mas foi ampliada, em revezamento semanal, para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e de Graduação, nos dias 08 e 29 de novembro, respectivamente.

Divisão das turmas

As turmas estão divididas em grupos A e B.

Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio:

Técnico em Agropecuária

Técnico em Meio Ambiente

Técnico em Informática para Internet

Cursos Superiores:

Agronomia

Licenciatura em Ciências Biológicas

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Documentos de autorização

As autorizações para confirmação da participação dos estudantes nas Atividades Presenciais, estão divididas em dois tipos (entregues no primeiro dia de aula presencial):

Anexo I - estudantes que PARTICIPARÃO das aulas presenciais:

A - Menores de 18 anos – Download anexo I-A

B - Maiores de 18 anos – Download anexo I-B

Anexo II - estudantes que NÃO PARTICIPARÃO das aulas presenciais (enviadas para o e-mail planejamento.st@ifes.edu.br):

A - Menores de 18 anos – Download anexo II-A

B - Maiores de 18 anos –Download anexo II-B

Obs.: Há diferença entre os formulários para os alunos que são menores de 18 anos (Anexo I ou II A) e para os que são maiores de 18 anos (Anexo I ou II B).