Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Meio Ambiente

Publicado: Quarta, 11 de Julho de 2018, 14h28 | Última atualização em Sexta, 25 de Março de 2022, 09h43

Sobre o curso

O curso Técnico em Meio Ambiente forma profissionais capazes de identificar, caracterizar e correlacionar os sistemas e ecossistemas e compreender os impactos ambientais na esfera local, regional, nacional e global. São capacitados também a identificar fontes e processos de degradação natural de origem química, geológica e biológica, utilizando métodos de medição e análise, a conhecer as técnicas, princípios e requisitos legais que envolvam os recursos naturais e a auxiliar a implementação de sistemas de gestão ambiental.

Perfil do Profissional

Coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais. Elabora relatórios e estudos ambientais. Propõe medidas para a minimização dos impactos e recuperação de ambientes já degradados. Executa sistemas de gestão ambiental. Organiza programas de Educação ambiental com base no monitoramento, correção e prevenção das atividades autrópicas, conservação dos recursos naturais através de análises prevencionista. Organiza redução, reuso e reciclagem de resíduos e/ou recursos utilizados em processos. Identifica os padrões de produção e consumo de energia. Realiza levantamentos ambientais. Opera sistemas de tratamento de poluentes e resíduos sólidos. Relaciona os sistemas econômicos e suas interações com o meio ambiente. Realiza e coordena o sistema de coleta seletiva. Executa plano de ação e manejo de recursos naturais. Elabora relatório periódico das atividades e modificações dos aspectos e impactos ambientais de um processo, indicando as conseqüências de modificações.

Campo de atuação

O profissional formado no curso Técnico em Meio Ambiente pode atuar em estações de tratamento de resíduos, em unidades de conservação ambiental e na organização de programas de educação ambiental, nas áreas de conservação e preservação de recursos naturais e de redução, reuso e reciclagem de materiais.

(Fonte: Catálogo Nacional de Cursos Técnicos)

Carga horária: 3.520,33 horas

Duração: 3 anos

Turno: Integral

Modalidade: Presencial

Quantitativos de vagas: 40

Coordenador: Hugo Felipe Quintela

Contato:

27 32597861

Ingresso: Processo seletivo anual com conteúdo de Ensino Fundamental

Ato de autorização: Resolução Conselho Superior nº 130/2016

Documentos do Curso:

Resolução de Autorização

Projeto Pedagógico

Regulamento do sistema de avaliação dos cursos técnicos do Ifes - alterado em 23-11-2018

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página