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Licenciatura em Ciências Biológicas

Publicado: Sexta, 13 de Julho de 2018, 10h14 | Última atualização em Terça, 24 de Outubro de 2023, 15h46

Sobre o curso

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas tem o objetivo de formar profissionais qualificados para atuar no ensino e na pesquisa em diferentes áreas das Ciências Biológicas. Prepara também profissionais para atuar com rigor científico e referenciais éticos e legais, comprometidos com a preservação e melhoria das condições de vida do planeta, bem como atende a demanda por profissionais licenciados no ensino de ciências para a última série do Ensino Fundamental e séries do Ensino Médio.

Perfil do Profissional

O professor de ensino fundamental e médio, oriundo do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas será um profissional da educação voltado para os avanços científicos e tecnológicos e os interesses da sociedade como parâmetros para a construção da cidadania. Para tanto, a formação acadêmica do referido profissional será pautada pelo desenvolvimento de atividades que possibilitem transformações qualitativas no ensino fundamental e médio. O professor de Biologia terá o seguinte perfil, segundo as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Ciências Biológicas:
- pautar-se por princípios da ética democrática: responsabilidade social e ambiental, dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade;
- reconhecer formas de discriminação racial, social, de gênero, etc., que se fundamentem inclusive em alegados pressupostos biológicos, posicionando-se diante delas de forma crítica, com respaldo em pressupostos epistemológicos coerentes e na bibliografia de referência;
- atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas, comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em veículos adequados para ampliar a difusão e ampliação do conhecimento;
- portar-se como educador consciente de seu papel na formação de cidadãos, inclusive na perspectiva socioambiental;
- entender o processo histórico de produção do conhecimento das ciências biológicas referente a conceitos/princípios/teorias; - estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade;
- utilizar os conhecimentos das ciências biológicas para compreender e transformar o contexto sociopolítico e as relações nas quais está inserida a prática profissional, conhecendo a legislação pertinente;
- orientar escolhas e decisões em valores e pressupostos metodológicos alinhados com a democracia, com o respeito à diversidade étnica e cultural, às culturas autóctones e à biodiversidade;
- atuar multi e interdisciplinarmente, interagindo com diferentes especialistas e diversos profissionais, de modo a estar preparado à contínua mudança do mundo produtivo;
- avaliar o impacto potencial ou real de novos conhecimentos, tecnologias, serviços e produtos resultantes da atividade humana sobre o ambiente e sobre a biodiversidade, considerando os seus aspectos éticos, sociais e epistemológicos;
- utilizar o conhecimento científico pedagógico como instrumento para compreender e propor soluções para os problemas da educação científica e tecnológica;
- desenvolver a habilidade de sistematizar as informações, estruturando-as e envolvendo os discentes no processo de construção do conhecimento;
- disponibilidade para sua formação continuada, como busca e atualização de novos conhecimentos, visando ao desenvolvimento profissional;
- possuir capacidade para problematizar os conteúdos e estabelecer diálogo com os discentes, como sujeitos de sua aprendizagem, vivenciando o triângulo didático na relação professor-aluno-conhecimento na perspectiva inclusiva;
- desenvolver e demonstrar atitudes como criatividade, curiosidade, flexibilidade, espírito crítico e autonomia para com sua práxis pedagógica;
- exibir capacidade teórico-metodológica de orientar os estudos dos discentes, não somente em sala de aula, mas também nas atividades extraclasse;
- demonstrar conhecimento e uso das novas tecnologias da informação e de um idioma estrangeiro;
- capacidade de comunicação escrita e verbal; - postura pedagógica interdisciplinar, relativizadora e holística; - ter comprometimento com a formação do cidadão crítico/produtivo e responsável nas relações;
- exibir comprometimento e responsabilidade nas relações humanas e com o meio ambiente.

Campo de atuação

O profissional pode atuar na direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e avaliação de projetos educacionais; na pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos agropecuários; nas vendas e assistência técnica de produtos agropecuários; além de ensaios e pesquisas em geral. Desse modo, o campo de atuação do profissional habilitado em Ciências Agrícolas compreende: escolas; secretarias de agricultura, planejamento, meio ambiente e assuntos fundiários; fazendas; empresas privadas; organizações governamentais e não-governamentais; instituições de pesquisa; instituições de ensino superior; e instituições de extensão rural.

Período de integralização: Carga horária: 3.480 horas. Semestres: mínimo 8 e máximo de 16 semestres

Duração: 4 anos

Turno: Noturno para ingressantes até 2019/2 e Matutino para ingressantes a partir de 2020/1

Modalidade: Presencial

Quantitativo de vagas: 40 anuais

Tipo de matrícula: Matrícula por créditos /disciplinas, com exceção do 1° período onde a matrícula é automática

Ingresso:
Sistema de Seleção Unificada (SiSU/MEC).
Editais de Transferências e Opção de Novo Curso.

Coordenador: Rosana dos Reis Abrante Nunes

Contato:

biologia.st@ifes.edu.br

27 32597854

Ato de autorização: Resolução do Conselho Superior nº. 06/2010 de 29 de março de 2010

Ato de reconhecimento: Portaria nº 46 de 22/01/2015, DOU nº 16, Seção 1, Folha 10, 23/01/2015

Documentos do curso:

Portaria de Reconhecimento

Resolução do Conselho Superior Nº 35/2019

Relatório de Reconhecimento

Resolução de Abertura

Corpo Docente

Matriz Curricular

Matriz Curricular - ingressantes a partir de 2020

Projeto Pedagógico

Projeto Pedagógico - ingressantes a partir de 2020

Regulamento das Atividades Complementares

Regulamento do Estágio Supervisionado

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso

Formulário de Monografia

Formulário de Estágio Supervisionado

Formulário de requerimento de aproveitamento das atividades complementares

 

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