Página inicial > Notícias > Pesquisadores do Ifes aprovam 50 projetos em editais no mês de dezembro

Pesquisadores do Ifes aprovam 50 projetos em editais no mês de dezembro

Publicado: Quarta, 26 de Dezembro de 2018, 16h08 | Última atualização em Quarta, 26 de Dezembro de 2018, 16h08

No Campus Santa Teresa dois pesquisadores tiveram seus projetos aprovados.

Pesquisadores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) tiveram 50 projetos aprovados em editais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Santo (Fapes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no mês de dezembro. Há projetos aprovados em 17 campi da instituição e, somente na Fapes, foram captados R$ R$ 1.301.065,00 para os próximos dois anos. Os valores do CNPq ainda não foram divulgados.

Para André Romero da Silva, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, o resultado é excelente. “Nossos pesquisadores foram brilhantes. Esses editais possuem alta relevância e alta concorrência, em âmbitos nacional e estadual. Resultados como esse estimulam outros pesquisadores a começarem a submeter projetos e possibilitam que mais estudantes iniciem na pesquisa. Esse é um movimento muito importante para a nossa instituição”, afirmou o gestor.

André destacou também a importância de levar a pesquisa a todos os campi do Ifes. “Estamos trabalhando numa perspectiva de fortalecer a pesquisa na Grande Vitória e levá-la ao interior. Resultados como esse mostram que Ifes está avançando, mas ainda temos muito o que melhorar”, complementou.

Para o diretor de Pesquisa do Ifes, Sávio Da Silva Berilli, os resultados foram muito bons. “Esses editais têm concorrência altíssima e demonstram que nossos pesquisadores estão se mostrando competitivos. No edital da Fapes do Programa Primeiros Projetos, por exemplo, cerca de 70% dos projetos submetidos foram aprovados”, destacou.

No Campus Santa Teresa, a proposta de pesquisa do servidor Gustavo Haddad Souza Vieira intitulada "Uso da água magnetizada em sementes, cultivos e em equipamentos de irrigação localizada", submetida ao Edital FAPES/CNPq nº 21/2018 - Edital Programa de Primeiros Projetos - foi aprovada e receberá o financiamento de R$22.780,00 para ser desenvolvido.

O servidor Robson Celestino Meirelles também obteve aprovação no concorrido edital Universal de 2018 do CNPq. O edital encontra-se em fase de recursos para que em março de 2019 o resultado final seja homologado indicando o montante contemplado para os projetos aprovados.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ifes