Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Campus Santa Teresa sedia Encontro Pré-Congresso Brasileiro de Agroecologia da regional Sudeste
Início do conteúdo da página

Campus Santa Teresa sedia Encontro Pré-Congresso Brasileiro de Agroecologia da regional Sudeste

Publicado: Terça, 01 de Outubro de 2019, 14h51 | Última atualização em Terça, 01 de Outubro de 2019, 14h53

O evento reuniu representantes de Núcleos de Estudo em Agroecologia, das articulações regionais de Agroecologia e de grupos, coletivos e movimentos sociais atuantes na região sudeste.

O Encontro Pré-Congresso Brasileiro de Agroecologia da regional Sudeste, realizado entre os dias 26 e 29 de setembro no Ifes Campus Santa Teresa, objetivando “Tecer o XI CBA em Comboio”, reuniu mais de 60 participantes, entre eles, representantes de Núcleos de Estudo em Agroecologia (NEAs) dos quatro estados do sudeste, das articulações regionais de Agroecologia e de grupos, coletivos e movimentos sociais atuantes na região.

No dia 27, o momento foi para trocas de conhecimentos com as apresentações dos relatos de experiências enviados por cada participante para o XI Congresso Brasileiro de Agroecologia - CBA. O Círculo de Cultura sobre "Ecologia de Saberes: Arte, Cultura e Ciência na Democratização dos Sistemas Agroalimentares" possibilitou que cada participante expressasse seu entendimento sobre o desafiante tema do XI CBA.

No sábado, 28, dentre as várias atividades vivenciadas, destaca-se o diálogo com a agricultora e assentada da reforma agrária, Joselma Maria Pereira, que contou um pouco das lutas, conquistas e desafios do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, a partir da realidade do Assentamento Vale da Esperança, e a construção da compreensão coletiva sobre o território a partir dos anúncios, denúncias e das iniciativas agroecológicas que existem e resistem em cada Estado do Sudeste. Esse momento foi pensado pela Articulação Capixaba de Agroecologia - ACA, com a participação da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro - AARJ, Articulação Mineira de Agroecologia - AMA, Articulação Paulista de Agroecologia - APA e da Associação Brasileira de Agroecologia - ABA.

Na roda de encerramento, no dia 29, a representante indígena Mayô Pataxó ampliou a visão dos participantes sobre o alimento, partilhando seus conhecimentos sobre comidas e curas ancestrais. O próximo destino do Comboio do Sudeste é Aracaju – SE, em aproximadamente um mês, com o objetivo de seguir comemorando o fortalecimento da Rede de Agroecologia do Sudeste e a renovação de seus elos. 

1

2

3

4

registrado em:
Fim do conteúdo da página