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Campus Santa Teresa divulga orientações gerais sobre o funcionamento durante o estado de emergência decorrente do coronavírus

Publicado: Quarta, 18 de Março de 2020, 15h20 | Última atualização em Sexta, 20 de Março de 2020, 16h35

Atividades administrativas serão desenvolvidas preferencialmente de forma remota e o atendimento presencial ao público externo será suspenso. Telefones para contato: (27) 3259-7878 (Geral) ou 3259-7890 (Recepção Central)

 A Diretoria Geral do Ifes Campus Santa Teresa torna público que durante o estado de emergência de saúde pública decorrente do coronavírus (COVID-19) as atividades administrativas e pedagógicas serão desenvolvidas preferencialmente de forma remota e o atendimento presencial ao público externo será suspenso, salvo em situações excepcionais conforme previsto na Instrução normativa nº 21, do Ministério da Economia, publicada no dia 16 de março de 2020, considerando o estado de pandemia.

Conforme divulgado nesta segunda-feira (16), as aulas estão suspensas até o dia 27 de março; viagens e eventos institucionais, bem como reuniões e comissões presenciais, ficam suspensos enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública.

Em linhas gerais, o funcionamento do Campus Santa Teresa obedecerá ao que se segue:

1) Atendimento ao público

O atendimento presencial ao público externo será suspenso até dia 27 de março. As solicitações deverão ser realizadas por e-mail e telefone (27) 3259-7878 (Geral) ou 3259-7890 (Recepção Central), podendo ser agendado atendimento presencial se for imprescindível.

Para eventuais contatos seguem alguns e-mails dos setores do Campus:

- Diretorias e Coordenadorias Gerais

Diretoria Geral - Gabinete: gabinete.st@ifes.edu.br ou diretoriageral.st@ifes.edu.br

Diretoria Geral - Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos: cso.st@ifes.edu.br

Diretoria Geral - Coordenadoria Geral de Gestão de Pessoas: cggp.st@ifes.edu.br

Diretoria de Ensino: dde.st@ifes.edu.br

Coordenadoria Geral de Ensino: cge.st@ifes.edu.br

Coordenadoria Geral de Assistência à Comunidade: cgac.st@ifes.edu.br

Diretoria de Administração e Planejamento: dap.st@ifes.edu.br

Coordenadoria Geral de Administração, Orçamento e Finanças: cgaof.st@ifes.edu.br

Coordenadoria Geral de Gestão do Campo: cgp.st@ifes.edu.br

Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão: cppex.st@ifes.edu.br

- Solicitação de documentos

Para obtenção de documentos institucionais será necessário fazer o agendamento por e-mail dirigido à respectiva Diretoria/Coordenadoria Geral, havendo atendimento presencial apenas em casos excepcionais.

- Acesso ao Campus

O acesso ao Campus será restrito ao horário de 7h às 16h30min, exclusivamente pela Recepção Central. As estradas vicinais que atravessam o perímetro do Campus permanecerão fechadas até o restabelecimento regular das atividades institucionais.

O acesso ao Campus será rigorosamente controlado com o registro do nome, endereço, motivo, local a ser visitado e tempo de permanência, inclusive de estudantes que desenvolvem projeto de pesquisas, servidores efetivos e terceirizados.

Em regra os servidores efetivos encontram-se em trabalho remoto, portanto, somente será permitida a sua permanência nas instalações do Campus em situações excepcionais mediante autorização da Direção Geral, Diretoria de Administração e Planejamento ou Coordenadoria de Administração, Orçamento e Finanças. Aos servidores efetivos que estão exercendo suas atribuições em turnos alternados é permitida sua permanência estritamente pelo período de realização de suas atividades.

Os estudantes que desenvolvem projetos de pesquisas  somente poderão utilizar as instalações do Campus mediante autorização enviada pelo pesquisador (servidor) via e-mail à Diretoria de Administração e Planejamento, Coordenadoria de Administração, Orçamento e Finanças ou Coordenadoria de Atividades Auxiliares e Transportes e sob a responsabilidade do orientador.

Fica terminantemente proibida a prática de atividades desportivas, passeios, visitas e caminhadas nas instalações e no interior do Campus enquanto perdurar a suspensão das aulas.

Os empregados terceirizados estão autorizados a acessar o Campus somente no seu turno de trabalho e pelo tempo necessário para realização dos seus serviços.

Deve ser evitada a aglomeração de pessoas na Recepção, quer sejam trabalhadores do local ou visitantes, restringindo-se as conversações ao mínimo necessário.

2) Atividades de ensino, pesquisa e extensão

Inicialmente, as aulas serão suspensas por 10 dias, a partir desta quarta-feira (18), e a situação será reavaliada na próxima reunião do Comitê de Crise do Ifes, programada para o dia 25 de março. Reuniões extraordinárias do Comitê poderão ser convocadas a qualquer tempo.

O docente deverá manter as demais atividades contidas no Plano Individual de Trabalho (PIT), como as de pesquisa e extensão, inovação, planejamento e de orientação de estudantes (preferencialmente à distância). Além disso, os docentes poderão ser convocados para reuniões de câmaras, fóruns, colegiados, coordenadorias, comissões, entre outras, desde que via webconferência. Deverá ser feito o registro de PIT no ponto eletrônico.

Cada docente deverá encaminhar um “Plano de Trabalho” à Pedagoga/TAE de referência e ao Coordenador de Curso, conforme orientações publicadas no endereço https://santateresa.ifes.edu.br/index.php/noticias/17096-campus-santa-teresa-emite-orientacoes-para-desenvolvimento-das-atividades-academicas-no-periodo-de-suspensao-das-atividades-letivas-presenciais

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes (PRPPG) divulgou comunicado com orientações a pesquisadores e alunos de iniciação científica e de pós-graduação. Acesse.

O prazo para entrega de documentos na Coordenadoria de Atendimento Multidisciplinar (CAM) para os alunos ingressantes interessados em receber auxílios estudantis serão revistos e divulgados quando as atividades letivas voltarem ao normal e os empréstimos de livros da Biblioteca terão prazo de devolução prorrogados até o dia subsequente ao retorno das aulas.

3) Atividades administrativas

Em cumprimento ao princípio constitucional da continuidade do serviço público, o Ifes Campus Santa Teresa continuará em funcionamento, sendo parte das atividades administrativas realizadas de forma remota e/ou em turnos alternados.

a) Servidores com trabalho remoto

Caberá aos Coordenadores Gerais das respectivas áreas elaborar em comum acordo com os administrados a programação das atividades e o controle das ações desenvolvidas durante o período de suspensão das atividades regulares, preferencialmente com registro via e-mail institucional.

O servidor deverá encaminhar à chefia imediata a autodeclaração correspondente à justificativa para a realização do trabalho remoto, encaminhada aos e-mails institucionais, bem como documentos comprobatórios para fins de instrução de processo pela Coordenadoria Geral de Gestão de Pessoas do Campus.

b) Servidores com trabalho em turnos alternados

Caberá aos Coordenadores Gerais das respectivas áreas monitorar, preferencialmente de forma remota o cumprimento das atividades programadas, devendo ser realizado o registro da frequência relativo ao horário de trabalho, ainda que diferenciado da condição habitual, para fins de caracterização do cumprimento dos serviços essenciais.

c) Ponto eletrônico dos servidores

Os servidores em trabalho remoto deverão efetuar o registro de ponto, quando retornarem às atividades no local de trabalho, cadastrando a ocorrência "serviço externo - IN SGDP 21-2020”. Enquanto estiver em trabalho remoto, o servidor deverá estar à disposição da instituição durante o horário de funcionamento da unidade, observada sua jornada de trabalho e poderá ser convocado para a realização de atividades presenciais.

Servidores em situações com suspeitas ou confirmação de infecção por COVID-19, com 60 anos ou mais, que realizarem viagens internacionais e outras situações, acesse as orientações da Assessoria de Comunicação do Ifes.

4) Serviços prestados por empresas terceirizadas

As atividades de transporte escolar e do restaurante institucional estão suspensas até o retorno das atividades institucionais.

Os contratos cujo objeto seja o fornecimento de postos de trabalho terão as atividades reorganizadas em observância à legislação vigente e em conformidade com as orientações da Procuradoria Jurídica do Ifes.

5) Prevenção

O Ifes reforça a necessidade de prevenir a contaminação pelo coronavírus. Além dos cuidados de higiene, é recomendado que servidores evitem sair e, quando for preciso, não frequentem locais cheios e fechados. O Ifes esclarece que esta nota apresenta questões preventivas em virtude do avanço do vírus e que poderão ser revistas a qualquer tempo. Outras notas poderão ser emitidas de acordo com o cenário nacional e do estado do Espírito Santo (ES).

Por oportuno, ressalta que os servidores em trabalho remoto devem se atentar para as normas de conduta ética do servidor público federal.

Confira os comunicados enviados aos servidores técnicos administrativos e docentes em 19 de Março.

Acompanhe as informações disponibilizadas pelo Ifes até o momento.
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