Página inicial > Notícias > Estudo sobre Covid-19 encerra primeira fase da pesquisa

Estudo sobre Covid-19 encerra primeira fase da pesquisa

Publicado: Quarta, 16 de Dezembro de 2020, 14h32 | Última atualização em Quarta, 16 de Dezembro de 2020, 14h32

Resultados vão contribuir para o planejamento e gerenciamento das ações necessárias ao retorno das atividades presenciais.

Nesta semana, o Observatório de Saúde e Meio Ambiente finaliza o envio do questionário a estudantes, servidores, estagiários e funcionários terceirizados do Ifes. O questionário é a primeira fase do estudo iniciado em novembro com o objetivo de investigar a consequência do distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19.

A pesquisa “Estudo longitudinal dos determinantes e desfechos da situação de saúde da comunidade Ifes e em seus ambientes, como consequência do distanciamento social induzido pela Covid-19” visa analisar os ambientes físicos do Ifes e o comportamento e desfechos nas condições de saúde da comunidade acadêmica, durante e após o período de distanciamento social induzido pela pandemia. Serão examinados o conhecimento e a conduta em relação aos métodos de prevenção ao vírus SARS-CoV-2, se há adoecimento, sequelas, cura, entre outros dados.

Para participar, basta responder ao questionário enviado por e-mail até o dia 21 de dezembro. No caso de alunos menores de 18 anos que queiram participar da pesquisa, é necessário o consentimento prévio dos pais ou responsáveis. Para isso, os responsáveis devem entrar em contato com o Observatório pelos e-mails: observatorio.vi@ifes.edu.br ou dppg.vi@ifes.edu.br.

O reitor do Ifes, Jadir Pela, destaca a importância da participação de todos na pesquisa. "Os dados fornecidos pelas respostas são essenciais para que possamos identificar os problemas e necessidades a serem enfrentados", afirma. Os resultados do estudo vão contribuir para o planejamento e gerenciamento das ações necessárias ao retorno das atividades presenciais, com a manutenção de um ambiente institucional seguro e saudável no contexto da Covid-19. Os próximos passos da pesquisa ocorrerão após o retorno às atividades presenciais, com aplicação de questionário em diferentes momentos.

A iniciativa é realizada por professores da Coordenadoria de Engenharia Sanitária e Ambiental, do Campus Vitória, em parceria com professores do Campus Colatina e com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Participam do estudo os campi Aracruz, Cachoeiro do Itapemirim, Colatina, Ibatiba, Montanha, Santa Teresa, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória, além do Cefor e da Reitoria.

Fonte: ifes.edu.br