Página inicial > Notícias > Conselho Superior deflagra processo eleitoral no Ifes

Conselho Superior deflagra processo eleitoral no Ifes

Publicado: Quarta, 19 de Maio de 2021, 11h01 | Última atualização em Segunda, 24 de Maio de 2021, 16h30

Serão realizadas eleições para escolha de reitor e diretores-gerais.

O Conselho Superior do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) publicou a Resolução nº 17/2021, que dá início ao processo eleitoral na instituição a partir desta quarta-feira (19). Será realizado processo de consulta para escolha do reitor e de diretores-gerais de 20 campi para o mandato de 2021 a 2025.

O Conselho também divulgou o regulamento das eleições, conforme Resolução nº 16/2021. Em função da pandemia da Covid-19, todo o processo de consulta será realizado on-line, pelo SIG Eleições, tanto para a escolha dos membros das comissões eleitorais locais quanto para os cargos de reitor e diretores-gerais.

Além do cargo de reitor, haverá processo de consulta para diretores-gerais dos campi de Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro do Itapemirim, Cariacica, Centro-Serrano, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Itapina, Linhares, Montanha, Nova Venécia, Piúma, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.

O cronograma, disponível no anexo da Resolução nº 17/2021, prevê que a campanha dos candidatos ao cargo de reitor e ao cargo de diretor-geral de campus acontecerá entre os dias 21 de junho a 5 de julho. A votação para ambos os cargos está marcada para o dia 8 de julho.

Ambas resoluções e seus anexos estão disponíveis na página do Conselho Superior.

Comissões Eleitorais Locais
O primeiro passo da consulta é a escolha dos membros das Comissões Eleitorais Locais dos campi, Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) e Reitoria. As comissões locais serão responsáveis por eleger os membros da Comissão Eleitoral Central e vão conduzir as eleições para o cargo de diretor-geral de campus em cada unidade.

A Comissão Eleitoral Local será constituída por eleição direta dentro de cada segmento, escolhidos por seus pares, sendo três servidores efetivos do corpo docente; três servidores efetivos do corpo técnico-administrativo; e três discentes. No processo de consulta serão escolhidos os representantes de cada segmento e seus respectivos suplentes definidos por chapa (1 titular e 1 suplente). No caso da Reitoria, haverá representação somente de servidores técnico- administrativos.

A inscrição das chapas deve ser feita nos dias 24 e 25 de maio e será definida por meio de normativa a ser publicada em cada campus. A eleição das comissões locais está marcada para o dia 28 de maio.

Fonte: ifes.edu.br