Página inicial > Notícias > Ifes Campus Santa Teresa - Semana do Meio Ambiente

Ifes Campus Santa Teresa - Semana do Meio Ambiente

Publicado: Quarta, 08 de Junho de 2022, 07h46 | Última atualização em Sexta, 24 de Junho de 2022, 11h38

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 05 de junho e a Semana Nacional do Meio Ambiente, na primeira semana do mês de junho.

No Brasil, esta semana passa a ser observada a partir de sua criação com o Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981. Uma semana idealizada com o intuito de conscientizar a população a respeito da importância do Meio Ambiente e, ao mesmo tempo, alertar para o que vem ocorrendo ao longo dos anos no que se refere à sua devastação e comprometimento das espécies animais e vegetais, bem como da própria humanidade. Seu objetivo maior é a inclusão da sociedade como um todo em uma ampla discussão que traz à tona temas voltados para a preservação do imenso e rico patrimônio natural brasileiro.

Observa-se que o objetivo primeiro era complementar a celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia, que ocorreu entre 5 e 16 de junho de 1972. Tem-se nesta data específica o objetivo de levar os governos de todas as nações, assim como da população mundial a refletir e buscar soluções com a implantação de medidas emergenciais para prevenção da degradação do meio ambiente, tema que vem crescendo em importância.

Preservar e usar equilibradamente o ambiente é dever de todo cidadão. Assim, o Campus Santa Teresa realizará as atividades abaixo descritas com o objetivo de abrir espaços para o enriquecimento dessa discussão.

Aproveitamos para informar sobre as atividades do evento anual previsto no calendário acadêmico Ifes Campus Santa Teresa.

Semana do Meio Ambiente - 29/06 a 01/07

Tema: “O Extraordinário dos Resíduos”

Quarta-feira – 29/06 - Exposição das fotografias participantes do Concurso de Fotografia

Quinta-feira - 30/06

Manhã - 07h00 às 09h30

Tarde - 13h às 15h30

Palestras:

Resíduos Sólidos: Aspectos socioeconômicos e ambientais - Prof. Marcos Alves Magalhães – Universidade Estadual de Caratinga (UNEC/MG);

Resíduos Sólidos: Uma mudança de paradigma a partir da educação ambiental - Profa. Adriana Barbosa Sales Magalhães - Universidade Estadual de Caratinga (UNEC/MG).

Sexta-feira (01/07) - Oficinas

09h50min às 11h30min (Locais a serem informados)

1 01  1 02  1 03  1 04