Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Dia Internacional dos Povos Indígenas
Início do conteúdo da página

Dia Internacional dos Povos Indígenas

Publicado: Terça, 09 de Agosto de 2022, 09h29 | Última atualização em Terça, 09 de Agosto de 2022, 09h29

O dia 9 de agosto foi escolhido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO para ser o dia internacional de reflexão sobre necessidade em garantir a proteção aos povos indígenas em todo o mundo. A data foi fixada pela resolução 49/214 de23 de dezembro de 1994 e faz referência a primeira reunião do Grupo de Trabalho da ONU sobre Populações Indígenas da Subcomissão de Promoção e Proteção dos Direitos Humanos em 1982.

No Brasil existem cerca de 305 povos indígenas. São reconhecidas 690 terras indígenas que ocupam 13% do território do país. Somam-se ainda os povos que vivem isolados com pouco ou nenhum contato com populações não indígenas. A proteção aos territórios, garantida pela Constituição Cidadã de 1988, traduz-se também na preservação do meio ambiente.

Celebrar o Dia Internacional dos Povos Indígenas deve mobilizar toda a sociedade para que os direitos fundamentais dos povos originários, resguardados por leis nacionais e internacionais, não sejam violados.

Dica de documentário: Filhos de guerreiros

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página