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Ações Complementares

Publicado: Segunda, 29 de Agosto de 2022, 10h15 | Última atualização em Terça, 25 de Julho de 2023, 09h44

Programas do Ensino

Busca de Ações Complementares

AÇÃO COMPLEMENTAR AO ENSINO
2022
Título Período Nº de vagas Resumo Proponente Número processo
Crimes sexuais e feminicídios 29.06.2022 200 O evento “Palestras sobre Crimes Sexuais e Feminicídios” convida toda a Comunidade Acadêmica para participarem de duas palestras sobre Crimes Sexuais e Feminicídios, no dia 29 de junho de 2022, de 14h às 16h50min. A primeira palestra, que se iniciará às 14h, será com a presença da Promotora de Justiça da Comarca de Santa Teresa, a Dra. Vera Lucia Murta Miranda e a Psicóloga do Ministério Público do Estado do Espírito Santo, a Dra. Jucielene Marquezini. As palestrantes irão abordar o que caracteriza no dia a dia os Crimes Sexuais e Feminicídios. A segunda palestra, que se iniciará às 15h30min, será com a presença do Professor Doutor do Ifes e também Perito Criminal, o Senhor Carlos Augusto Chamoun, que irá abordar a Perícia Criminal, a Ciência a favor da Justiça IEDA PANDOLFI 23156.001810/2022-29
2020
Título Período Nº de vagas Resumo proponente Número processo
Simulação Geopolítica 01.03.2020 a 15.10.2020 60 A Simulação Geopolítica do Ifes – SiGI é um dos modelos de Simulação das Nações Unidas realizados em todo o mundo. Desde a sua primeira edição, em 2013, a SiGI notabiliza-se no meio acadêmico como a Simulação que mais cresce no Sudeste! Proporcionando a discussão sobre as problemáticas da conjectura nacional e internacional, há 6 anos a Sigi tem criado e desenvolvido habilidades ímpares nos seus participantes, como a capacidade de negociação no ambiente corporativo, noções básicas de oratória, postura para lidar com o adverso, trabalho em equipe, dentre outras. TIAGO DALAPÍCOLA 23156.000175/2020-72
2019
Título Proponente Nº de vagas Resumo
SEMANA DE MEIO AMBIENTE – 2019 João Maurício Zandomênico 10 Podemos observar no contexto histórico atual que a maior parte da população brasileira encontra-se nas cidades, constatamos uma crescente degradação das condições de vida, refletindo uma crise ambiental. Isto nos remete a uma necessária reflexão sobre os desafios para mudar as formas de pensar e agir em torno da questão ambiental numa perspectiva contemporânea.
Projeto de Aprimoramento Esportivo Fernando Cesar Guaitolini 100 O esporte, deve contribuir para a formação e a aproximação dos seres humanos de modo a reforçar o desenvolvimento de valores como moral, ética, solidariedade, fraternidade e cooperação. Como parte integrante do processo educacional, o esporte é preceituado pela Lei no 9.615/98, que versa sobre essa prática nos sistemas de ensino e em formas assistemáticas de Educação a fim de evitar a seletividade e a hipercompetitividade de seus praticantes, alcançando o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para a cidadania e para a prática do lazer. Os princípios socioeducativos do desporto educacional se fundamentam nos seguintes pilares: princípio da inclusão; princípio da participação; princípio da cooperação; princípio da coeducação; e princípio da corresponsabilidade. O projeto pauta-se na oferta de modalidades esportivas, com caráter educacional, de modo que os conteúdos presentes nas aulas contemplem ações planejadas, inclusivas e lúdicas a partir de diferentes dimensões, quais sejam: conceitual, procedimental e atitudinal. Esporte enquanto um direito: tendo em vista que o esporte e o lazer estão preceituados enquanto direitos pela Constituição Federal e por demais ordenamentos infraconstitucionais, por meio do desenvolvimento do esporte educacional e de suas diversas manifestações, esses são reconhecidos e materializados de modo a avançar para além de sua legitimidade, isto é, apresentam-se enquanto prática social comprometida com os avanços sociais, como a equidade e a justiça social. Participação irrestrita: diz respeito à democratização da participação, possibilitando o acesso pleno às modalidades esportivas, sem qualquer distinção ou discriminação de cor, raça, gênero, sexo ou religião.
Biodiversidade da Coleção Zoológica do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Espirito Santo de Santa Teresa Thaís de Assis Volpi 2 A iminência do conhecimento da biodiversidade nunca se fez tão importante. Isso porque, a cada ano, muitas espécies são extintas por causas antrópicas mesmo antes de serem conhecidas (Myers et al., 2000). Conhecer a biodiversidade é de tamanha importância para todos nós. Isso porque dependemos diretamente dos recursos naturais disponíveis, além do conhecimento de seus potenciais econômicos e medicinais. Somente através do conhecimento da biodiversidade, é possível identificar tais potenciais. O meio ambiente ecologicamente equilibrado, além de ser uma prerrogativa constitucional (Constituição Federal, 1988, Capítulo VI, Artigo 225), é o que melhora a qualidade de vida dos seres humanos como um todo, garantindo a sobrevivência da espécie. Para um profissional das áreas biológicas, é de suma importância o conhecimento sobre a biodiversidade, desde seus aspectos ecológicos, comportamentais, até o reconhecimento desta diversidade através dos aspectos taxonômicos. Para isso, ao longo do curso de graduação, os alunos têm contato direto com a biodiversidade disponível no acervo da instituição de ensino ao qual está vinculado, tornando o aprendizado mais efetivo. Assim, o acervo zoológico didático é de suma importância para a construção do conhecimento deste profissional, vista a importância de se conhecer a biodiversidade e suas peculiaridades, principalmente para um profissional diretamente relacionado a esta área do conhecimento. Para tal, este acervo deve se encontrar em plenas condições de estudo, além de devidamente identificados, de forma a garantir todo o seu potencial pedagógico. Com isso, todo e qualquer acervo biológico deve se encontrar devidamente fixado e identificado, além de catalogado. Além disso, as coleções bem conservadas são um acervo duradouro e podem prolongar e otimizar a utilização do material biológico, fazendo com que muito mais alunos tenham acesso ao acervo (Kury et al., 2006; Ingenito, 2014).
Participação na V Olimpíada Brasileira de Geografia Tiago Dalapicola 24 A Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) é um evento que acontece em conjunção com a Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT) para formar a Olimpíada Geo-Brasil (OGB). Sua Etapa Competitiva tem três fases online e uma presencial. A participação é por equipe de três alunos mais um professor-coordenador de uma mesma escola..
Oficina de Elaboração de Projetos PICT/2019 Elvis Pantaleão Ferreira 180 O curso visa capacitar servidores e estudantes para elaboração de projetos vinculados aos editais de fomento oferecidos pelo IFES no Programa Institucional de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - Picti. É muito importante oferecer aos servidores e estudantes interessados no desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão capacitação para visando potencializar a elaboração de propostas bem como sanar eventuais dúvidas sobre os editais de fomento abertos pelo Instituto Federal do Espírito Santo.
“ Capacitação em produção leiteira intensiva, eficiente, rentável e sustentável: módulo I ” Ismail Ramalho Haddade 20 O curso de capacitação em produção leiteira intensiva, eficiente, rentável e sustentável: módulo I, será ofertado aos estudantes do curso de Agronomia do IFES Campus Santa Teresa, como atividade complementar ao treinamento em produção intensiva de leite, previsto no programa Técnico no Campo. Versará sobre questões técnicas ligadas à produção de alimentos para os animais, ao planejamento e à execução de uma atividade leiteira familiar sendo conduzida de forma eficiente e sustentável.
Implantação de jardim clonal superadensado de café conilon – Teoria e Prática Victorio Birchler Tonini 30 Realização de pequeno curso que engloba aspectos práticos e teóricos referente a implantação de um jardim clonal superadensado de café conilon.
Participação na Simulação Geopolítica do Ifes Tiago Dalapicola 15 A Simulação Geopolítica do Ifes – SiGI é um dos modelos de Simulação das Nações Unidas realizados em todo o mundo. Desde a sua primeira edição, em 2013, a SiGI notabiliza-se no meio acadêmico como a Simulação que mais cresce no Sudeste! Proporcionando a discussão sobre as problemáticas da conjectura nacional e internacional, há 6 anos a Sigi tem criado e desenvolvido habilidades ímpares nos seus participantes, como a capacidade de negociação no ambiente corporativo, noções básicas de oratória, postura para lidar com o adverso, trabalho em equipe, dentre outras.
Simulado para o Enem 2019 Tiago Dalapicola 420 Na proposta de simulado que apresentamos, para além da ideia de questões contextualizadas, que exigem do estudante a aplicação prática do conhecimento, e não a mera memorização de informações, sugerimos ainda a prática do controle emocional e cronológico, entre outras situações que eventualmente poderão ocorrer no dia da aplicação do certame do Exame Nacional do Ensino Médio.
“Biodiversidade da Coleção Zoológica do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Espirito Santo de Santa Teresa” Thaís de Assis Volpi 5 A iminência do conhecimento da biodiversidade nunca se fez tão importante. Isso porque, a cada ano, muitas espécies são extintas por causas antrópicas mesmo antes de serem conhecidas (Myers et al., 2000). Conhecer a biodiversidade é de tamanha importância para todos nós. Isso porque dependemos diretamente dos recursos naturais disponíveis, além do conhecimento de seus potenciais econômicos e medicinais. Somente através do conhecimento da biodiversidade, é possível identificar tais potenciais. O meio ambiente ecologicamente equilibrado, além de ser uma prerrogativa constitucional (Constituição Federal, 1988, Capítulo VI, Artigo 225), é o que melhora a qualidade de vida dos seres humanos como um todo, garantindo a sobrevivência da espécie. Para um profissional das áreas biológicas, é de suma importância o conhecimento sobre a biodiversidade, desde seus aspectos ecológicos, comportamentais, até o reconhecimento desta diversidade através dos aspectos taxonômicos. Para isso, ao longo do curso de graduação, os alunos têm contato direto com a biodiversidade disponível no acervo da instituição de ensino ao qual está vinculado, tornando o aprendizado mais efetivo. Assim, o acervo zoológico didático é de suma importância para a construção do conhecimento deste profissional, vista a importância de se conhecer a biodiversidade e suas peculiaridades, principalmente para um profissional diretamente relacionado a esta área do conhecimento. Para tal, este acervo deve se encontrar em plenas condições de estudo, além de devidamente identificados, de forma a garantir todo o seu potencial pedagógico. Com isso, todo e qualquer acervo biológico deve se encontrar devidamente fixado e identificado, além de catalogado. Além disso, as coleções bem conservadas são um acervo duradouro e podem prolongar e otimizar a utilização do material biológico, fazendo com que muito mais alunos tenham acesso ao acervo (Kury et al., 2006; Ingenito, 2014).
Palestra “Impactos das TICs nas Empresas - Relato de Experiência no Ramo Odontológico” Archimedes Alves Detoni 48 A palestra “Impactos das TICs nas Empresas - Relato de Experiência no Ramo Odontológico”, pretende formalizar uma atividade complementar ao ensino da disciplina regular de Informática e Sociedade do Curso Superior de TADS do Campus Santa Teresa.
A atividade contará com a participação de um empresário do ramo odontológico, que inicialmente fará uma apresentação sobre as suas experiências quanto aos impactos que a adoção de TICs vem promovendo no âmbito de seu empreendimento. Em seguida, os participantes poderão fazer questionamentos ao palestrante para esclarecer suas dúvidas sobre a palestra e curiosidades sobre as experiências vivenciadas pelo palestrante na adoção de novas TICs em seu empreendimento.
Workshop de Projetos Reais de Desenvolvimento Web e Mobile David Paolini Develly 60 O workshop objetiva mostrar aos alunos casos reais de desenvolvimento de software, suas demandas, ações, dificuldades e tudo que está relacionado tecnicamente.
Scratch – Tecnologia Integrada à Educação Filipe Coutinho da Silva 10 Buscando atender da melhor forma esses alunos e conhecendo o nível de dificuldade de cada um, o presente projeto tem como finalidade aplicar atividades educativas interativas para os alunos do Ifes Campus Santa Teresa, a fim de facilitar o aprendizado e a prática para a realização das atividades realizadas em sala de aula.
Como a tecnologia está cada vez mais presente no dia-a-dia em todas as áreas, foi utilizada a ferramenta Scratch para a elaboração de jogos e animações específicas, atendendo a necessidade de cada um. O Scratch é um software livre que se utiliza de blocos lógicos. O Scratch é um projeto do grupo Lifelong Kindergarten no Media Lab do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusets), onde foi idealizado por Mitchel Resnick. É uma excelente ferramenta para quem quer começar a criar jogos, mesmo sem saber programação. Sua dinâmica de funcionamento é bem simples e intuitiva, pois trabalha com blocos para montar, tipo LEGO.
Palestra Privacidade e Perícia Forense David Paolini Develly 60 A palestra objetiva conscientizar os alunos dos riscos de privacidade que estamos sujeitos hoje no ambiente digital e mostrar algumas técnicas e ferramentas de perícia forense em computação.
Na ação, o palestrante Leonardo Rogério Binda da Silva, formado em Ciência da Computação e Direito, terá a oportunidade de conversar com os alunos sobre diversos casos de privacidade e perícia forense.
Minicurso de Estatística básica aplicada Robson Celestino Meireles 15 Os bolsistas de iniciação científica do Campus Santa Teresa fazem uso constante de ações em seus projetos na área de estatística, como por exemplo a escolha de delineamento, coleta de resultados, tabulação e análise dos resultados, bem como a interpretação do mesmo. Sendo assim, o referido curso visa contribuir com o desenvolvimento destes bolsistas, afim de melhorar a qualidade experimental e os resultados que são constantemente publicados no mais diversos eventos científicos.
Feira de Ciências- 2019 João Maurício Zandomênico 350 Objetivos:
Despertar nos estudantes a curiosidade científica
Treinar os estudantes na utilização da metodologia científica
Estimular o estudante a formular questões científicas baseadas na realidade cotidiana por eles vivenciada
Conectar os conhecimentos científicos com vida cotidiana
Fomentar o trabalho em equipe
Desenvolver aspectos relacionados à transposição didática
Minicurso de Estatística básica aplicada Robson Celestino Meireles 15 Aprimorar os conhecimentos dos bolsistas no que se refere a área de estatística
Workshop "A Importância das Soft Skills em Ambientes Organizacionais" Archimedes Alves Detoni 200 O workshop “A Importância das Soft Skills em Ambientes Organizacionais”, pretende formalizar uma atividade complementar ao ensino para os estudantes do Curso Superior de TADS do Campus Santa Teresa.
A atividade contará com a participação do professor Lourival Antonio Cristofoletti, mestre em Administração pela UnB, escritor, consultor e palestrante nas áreas de desenvolvimento humano, comportamento organizacional, liderança e desenvolvimento de equipes, gestão de pessoas, planejamento de carreira, dentre outras.
2018
Título Proponente Nº de vagas Resumo
Comemoração do Jubileu de Ingmar Bergman Adriana Falqueto Lemos 140 Durante todo o ano de 2018, acontecerão comemorações em nível mundial do Jubileu do cineasta Suéco Ingmar Bergman. Junto ào instituto Ingmar Bergman Foundation, comemoraremos seu legado com peças de teatro sendo adaptadas do cinema, produzidas e representadas pelos alunos dos terceiros anos dos cursos de ensino médio integrado ao Meio Ambiente e Agropecuária.
Vale de Memórias: educação patrimonial no Vale do Canaã Bruno Santos Conde 20 Considerando a importância da herança cultural da região na qual se insere o Ifes campus Santa Teresa, o presente projeto ambiciona implementar junto aos discentes ações educativas visando a valorização e a consequente preservação do patrimônio cultural em suas diferentes dimensões. A ênfase recairá principalmente sobre nos elementos identitários de municípios como Santa Teresa, Santa Leopoldina e São Roque do Canaã, abrangidos pela região conhecida como Vale do Canaã. Ainda assim, temáticas mais abrangentes, como discussões sobre legislação pertinente, esclarecimento de conceitos como tombamento, entre outros aspectos, serão abordados no desenvolvimento das atividades do projeto.
Espanhol Básico (Nível I) Jucélia Azevedo 20 Com a ideia de ofertar ao alunado a possibilidade de aprender uma língua estrangeira, esse projeto foi pensado para promover ao aluno, além do contato com a língua espanhola, o contato com a cultura do outro. Dessa forma, essa proposta pretende contribuir para a formação acadêmica e profissional do estudante, proporcionando-lhe enriquecimento cultural e capacidade de comunicar-se em uma segunda língua.
Espanhol Básico (Nível II) Jucélia Azevedo 20 Com a ideia de ofertar ao alunado a possibilidade de aprender uma língua estrangeira, esse projeto foi pensado para promover ao aluno, além do contato com a língua espanhola, o contato com a cultura do outro. Dessa forma, essa proposta pretende contribuir para a formação acadêmica e profissional do estudante, proporcionando-lhe enriquecimento cultural e capacidade de comunicar-se em uma segunda língua.
Roda de Conversa “A Língua Brasileira de Sinais” Jaquelini Scalzer 200 Em virtude de no dia 24/04 comemorar-se a aprovação da Lei n.º 10.436, Lei da Língua Brasileira de Sinais - Libras, resolveu-se criar um momento de sensibilização através compartilhamento de vivências por parte de estudantes e profissionais que atuam na comunidade surda.
Simulado para o Enem 2018 Tiago Dalapicola 220 Na proposta de simulado que apresentamos, para além da ideia de questões contextualizadas, que exigem do estudante a aplicação prática do conhecimento, e não a mera memorização de informações, sugerimos ainda a prática do controle emocional e cronológico, entre outras situações que eventualmente poderão ocorrer no dia da aplicação do certame.
Participação na IV Olimpíada Brasileira de Geografia Tiago Dalapicola 12 A Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) é um evento que acontece em conjunção com a Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT) para formar a Olimpíada GeoBrasil (OGB). Sua Etapa Competitiva tem três fases online e uma presencial. A participação é por equipe de três alunos mais um professor-coordenador de uma mesma escola.
Participação na Simulação Geopolítica do Ifes Tiago Dalapicola 9 A Simulação Geopolítica do Ifes – SiGI é um dos modelos de Simulação das Nações Unidas realizados em todo o mundo. Desde a sua primeira edição, em 2013, a SiGI notabiliza-se no meio acadêmico como a Simulação que mais cresce no Sudeste! Proporcionando a discussão sobre as problemáticas da conjectura nacional e internacional, há 6 anos a Sigi tem criado e desenvolvido habilidades ímpares nos seus participantes, como a capacidade de negociação no ambiente corporativo, noções básicas de oratória, postura para lidar com o adverso, trabalho em equipe, dentre outras. Neste ano a VI Sigi ocorrerá nos dias 6, 7 e 8 de setembro no campus Vitória, participarão mais de 400 alunos distribuídos em diversos comitês, entre os quais 8 alunos do Campus Santa Teresa!
Atividades de Reforço para a Disciplina Regular de Programação I Archimedes Alves Detoni 15 A ação institucional“Atividades de Reforçopara a Disciplina Regular de Programação I”, conforme previsto no edital PROEN 01/2017, pretende formalizaras atividades de reforço escolar para os estudantesmatriculados na disciplina regular de Programação I do Curso Superior de TADS do Campus Santa Teresa.Os conteúdos tratados nas atividades de reforço seguirão os mesmos previstos na ementa da disciplina regular de Programação I, constante no PPC do curso (atualização 2014/2).As atividades de reforço serão conduzidas concomitantemente à ministração da disciplina regular, contemplando, mas não se restringindo, o apoioaos estudantes na resolução das listas de exercícios, elaboração dos trabalhos e revisão das avaliações aplicadas pelo docente responsável pela disciplina regular.Por se tratar de uma ação de reforço escolar focada em apoiar estudantes de uma disciplina regular do curso, a fim de evitar questionamentos sobre eventuais distorções que poderiam surgir quanto ao aproveitamento dos estudantes, serão usados para fins de avaliação a mesma metodologia e instrumentos avaliativos aplicados pelo docente responsável pela disciplina regular. Dessa forma, para fins de certificação, serão considerados “aprovados” nesta ação, somente os estudantes que alcançarem a aprovação na disciplina regular.
Atividades de Reforço para a Disciplina Regular de Programação II Archimedes Alves Detoni 15 A ação institucional“Atividades de Reforçopara a Disciplina Regular de Programação II”, conforme previsto no edital PROEN 01/2017, pretende formalizaras atividades de reforço escolar para os estudantesmatriculados na disciplina regular de Programação II do Curso Superior de TADS do Campus Santa Teresa.Os conteúdos tratados nas atividades de reforço seguirão os mesmos previstos na ementa da disciplina regular de Programação II, constante no PPC do curso (atualização 2014/2).As atividades de reforço serão conduzidas concomitantemente à ministração da disciplina regular, contemplando, mas não se restringindo, o apoioaos estudantes na resolução das listas de exercícios, elaboração dos trabalhos e revisão das avaliações aplicadas pelo docente responsável pela disciplina regular.Por se tratar de uma ação de reforço escolar focada em apoiar estudantes de uma disciplina regular do curso, a fim de evitar questionamentos sobre eventuais distorções que poderiam surgir quanto ao aproveitamento dos estudantes, serão usados para fins de avaliação a mesma metodologia e instrumentos avaliativos aplicados pelo docente responsável pela disciplina regular. Dessa forma, para fins de certificação, serão considerados “aprovados” nesta ação, somente os estudantes que alcançarem a aprovação na disciplina regular.
Atividades de Reforço para a Disciplina Regular de Técnicas de Programação Avançada Archimedes Alves Detoni 15 A ação institucional“Atividades de Reforçoparaa Disciplina Regular de Técnicas de Programação Avançada”, conforme previsto no edital PROEN 01/2017, pretende formalizaras atividades de reforço escolar para os estudantesmatriculados na disciplina regular de Técnicas de Programação Avançada do Curso Superior de TADS do Campus Santa Teresa.Os conteúdos tratados nas atividades de reforço seguirão os mesmos previstos na ementa da disciplina regular de Técnicas de Programação Avançada, constante no PPC do curso (atualização 2014/2).As atividades de reforço serão conduzidas concomitantemente à ministração da disciplina regular, contemplando, mas não se restringindo, o apoioaos estudantes na resolução das listas de exercícios, elaboração dos trabalhos e revisão das avaliações aplicadas pelo docente responsável pela disciplina regular.Por se tratar de uma ação de reforço escolar focada em apoiar estudantes de uma disciplina regular do curso, a fim de evitar questionamentos sobre eventuais distorções que poderiam surgir quanto ao aproveitamento dos estudantes, serão usados para fins de avaliação a mesma metodologia e instrumentos avaliativos aplicados pelo docente responsável pela disciplina regular. Dessa forma, para fins de certificação, serão considerados “aprovados” nesta ação, somente os estudantes que alcançarem a aprovação na disciplina regular.
Curso de Inglês – Conversação Adriana Falqueto Lemos 20 O ensino de língua inglesa já ocorre em nível básico no ensino médio, nos Cursos Técnicos Integrados em Agropecuária e Meio Ambiente do Campus Santa Teresa. Alguns alunos, no entanto, destacam-se na proficiência e fluência, e sentem necessidade de aprofundar os estudos em língua inglesa. Dessa forma, entende-se que um curso focado em conversação possa atender a essa demanda. O projeto se justifica, primeiramente, pela necessidade do Campus Santa Teresa de ofertar ensino de idiomas com qualidade. O curso em questão visa ampliar a oferta de ensino especializado para a comunidade do Instituto. Além disso, amplia a ação dos docentes da área de ensino de línguas, de maneira que explora suas capacidades atendendo aos interesses da comunidade. Ressalta-se ainda a importância da internacionalização das atividades do Ifes como um todo, e esta é uma ação que visa, além do crescimento pessoal e profissional de cada envolvido, a implementação de políticas que entendem que a expansão do conhecimento linguístico é fundamental no fomento a pesquisa e o aprimoramento pessoal.
Projeto “Biodiversidade da Coleção Zoológica do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Espirito Santo de Santa Teresa” Thaís de Assis Volpi 2 A iminência do conhecimento da biodiversidade nunca se fez tão importante. Isso porque, a cada ano, muitas espécies são extintas por causas antrópicas mesmo antes de serem conhecidas (Myers et al., 2000). Conhecer a biodiversidade é de tamanha importância para todos nós. Isso porque dependemos diretamente dos recursos naturais disponíveis, além do conhecimento de seus potenciais econômicos e medicinais. Somente através do conhecimento da biodiversidade, é possível identificar tais potenciais. O meio ambiente ecologicamente equilibrado, além de ser uma prerrogativa constitucional (Constituição Federal, 1988, Capítulo VI, Artigo 225), é o que melhora a qualidade de vida dos seres humanos como um todo, garantindo a sobrevivência da espécie. Para um profissional das áreas biológicas, é de suma importância o conhecimento sobre a biodiversidade, desde seus aspectos ecológicos, comportamentais, até o reconhecimento desta diversidade através dos aspectos taxonômicos. Para isso, ao longo do curso de graduação, os alunos têm contato direto com a biodiversidade disponível no acervo da instituição de ensino ao qual está vinculado, tornando o aprendizado mais efetivo. Assim, o acervo zoológico didático é de suma importância para a construção do conhecimento deste profissional, vista a importância de se conhecer a biodiversidade e suas peculiaridades, principalmente para um profissional diretamente relacionado a esta área do conhecimento. Para tal, este acervo deve se encontrar em plenas condições de estudo, além de devidamente identificados, de forma a garantir todo o seu potencial pedagógico. Com isso, todo e qualquer acervo biológico deve se encontrar devidamente fixado e identificado, além de catalogado. Além disso, as coleções bem conservadas são um acervo duradouro e podem prolongar e otimizar a utilização do material biológico, fazendo com que muito mais alunos tenham acesso ao acervo (Kury et al., 2006; Ingenito, 2014).
Semana da Diversidade Cultural do Ifes Santa Teresa Bruno Santos Conde 200 Lugar de encontro de diferentes identidades, o campus Santa Teresa do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) se constitui como um verdadeiro centro de convergência cultural. Alunos e profissionais, com suas heranças culturais diversas, estão em contato diariamente no ambiente escolar em questão. Nesse sentido, e levando-se em conta a relevância do mês de novembro como um momento de recorrente valorização e discussão sobre as questões da cultura e da consciência negra, propomos a realização de um projeto que toma a diversidade cultural. A ênfase recairá principalmente sobre as relações raciais, mas abordará também a diversidade entre as pessoas, abrindo espaço para a temática da educação especial. Serão desenvolvidas ações como oficinas, palestras, rodas de conversa, apresentações culturais etc.
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