Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > O Meliponário-Escola do Ifes Campus Santa Teresa promove mais uma capacitação em Meliponicultura
Início do conteúdo da página

O Meliponário-Escola do Ifes Campus Santa Teresa promove mais uma capacitação em Meliponicultura

Publicado: Quinta, 02 de Março de 2023, 09h55 | Última atualização em Terça, 21 de Março de 2023, 12h11

Serão 4 encontros (sexta-feira, manhã e tarde, sábado pela manhã).

O Meliponário-Escola do Ifes Campus Santa Teresa promove mais uma capacitação em Meliponicultura. Serão 4 encontros (sexta-feira, manhã e tarde, sábado pela manhã), totalizando 48 horas de formação aos interessados na atividade de criação de abelhas indígenas sem ferrão. Os encontros serão nos dias  03 e 04, 10 e 11, 17 e 18, 31 de março e 01 de abril. Nesta capacitação teremos a presença de 35 pessoas: (UFES-Campus Alegre CAUFES, Professores da Graduação, Pós-graduação e alunos; UFES-Campus São Mateus, Professor Graduação e Pós-graduação, alunos; Ifes Campus Venda Nova do Imigrante, Professores e Funcionários; Ifes Campus Santa Teresa, Professores, funcionários e alunos; Prefeitura de Alegre, funcionários; IDAF, Agrônomo e Veterinário; Produtores Rurais de Santa Teresa; Produtores Rurais de Fundão. A Meliponicultura tem se destacado nos últimos anos, como uma atividade ecológica e rentável, muito valorizada nas atividades agrícolas produtivas que requer uma polinização efetiva para o aumento da produtividade. A demanda por polinizadores naturais está em alta, e a criação de abelhas indígenas sem ferrão, se apresenta como uma excelente opção para esta tarefa. A criação de abelhas indígenas sem ferrão, entre outras características de cunho conservacionista e produtivo, também exerce ocupação para pessoas de melhor idade, terapia ocupacional, lazer e outras mais.
O Meliponário-Escola do Campus Santa Teresa, vem cumprindo bem esta missão desde o ano de 2013.
O Professor Eduardo Antonio Ferreira, especialista nesta área e responsável pelo Setor de Meliponicultura do Campus Santa Teresa - IFES, destaca a importância desta atividade no aumento da produtividade agrícola. Áreas cultivadas se beneficiam com a presença de abelhas indígenas sem ferrão. As abelhas, através do ato de polinização das flores, efetua um aumento substancial na oferta de alimentos. Pomares, áreas de cultivo agrícolas que contam com a participação das abelhas, terão com certeza, não somente o aumento da produtividade, mais também, qualidade na formação de seus frutos, vagens, sementes e grãos.
O aumento da oferta dos polinizadores naturais é uma urgência para que tenhamos uma maior produção de alimentos. Por fim, ter uma, duas ou mais colônias de abelhas indígenas sem ferrão em casa, é simples, seguro, eficiente, saudável e produtivo.

Vamos criar abelhas !!!

O campo e a natureza agradecem.

WhatsApp Image 2023 03 16 at 07.26.40

WhatsApp Image 2023 03 16 at 07.26.41

WhatsApp Image 2023 03 16 at 07.26.41 1

WhatsApp Image 2023 03 16 at 07.26.41 2

WhatsApp Image 2023 03 16 at 07.26.41 3

registrado em:
Fim do conteúdo da página