Página inicial > Notícias > I Workshop de Formação Docente para o Ensino de Ciências - Ifes Campus Santa Teresa

Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2023, 11h44 | Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2023, 09h03

É com grande entusiasmo que convidamos todos os educadores que atuam nas escolas dos municípios de Santa Teresa, São Roque do Canaã e entorno para participarem do "I Workshop de Formação Docente para o Ensino de Ciências”, um evento de extensão promovido pelo Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Ifes Campus Santa Teresa.

Data: 17/11/2023

Horário: A partir das 13h

Local: Auditório II do Ifes Campus Santa Teresa

Programação:

🚨 13:00 - 13:30: Abertura e boas-vindas

🚨 13:30 - 15:30: Mesa-redonda “Desafios do Novo Ensino Médio nas Redes Federal e Estadual de Ensino do ES” - Profa. Jaquelini Scalzer - Coordenadora Geral de Ensino - Ifes Campus Santa Teresa; Adriana Pionttkovsky Barcellos - Pró-Reitora de Ensino - Ifes/Reitoria; Andrea Guzzo Pereira - Subsecretária de Estado da Educação Básica e Profissional - SEDU

🚨 15:30 - 16:00: Coffee break

🚨 16:00 - 17:00: Oficinas de práticas pedagógicas e recursos didáticos para o Ensino de Ciências:

- Oficina 1: Gamificação no Ensino de Ciências

- Oficina 2: Herbário como Recurso Inclusivo no Ensino de Ciências

- Oficina 3: Práticas Alternativas na Educação Ambiental

- Oficina 4: Explorando o Potencial das Ferramentas Digitais no Ensino de Ciências

O objetivo principal deste workshop é proporcionar um espaço de reflexão e capacitação para os professores, abordando os desafios do novo ensino médio e promovendo a discussão de estratégias pedagógicas inovadoras, incluindo as metodologias ativas. Reconhecemos a importância da atualização constante para enfrentar os desafios da educação e, por isso, desenvolvemos este evento com grande dedicação.

Além disso, nosso workshop visa sensibilizar os participantes para a importância da educação especial e inclusiva no contexto do ensino de ciências e biologia, buscando promover práticas educacionais mais inclusivas e equitativas. Através de palestras, oficinas e debates, pretendemos fortalecer as competências dos participantes, capacitando-os para enfrentar os desafios atuais e aprimorar a qualidade do ensino de ciências nas escolas da nossa região.

Acreditamos que a participação de educadores locais é essencial para enriquecer as discussões e compartilhar experiências valiosas. A sua presença é fundamental para o sucesso deste evento, que não apenas beneficiará a formação dos nossos docentes, mas também contribuirá para o desenvolvimento da nossa comunidade acadêmica e da nossa região como um todo.

Para se inscrever, basta acessar o seguinte link: https://forms.gle/A1piih2JPLTpHCML9

Contamos com a sua presença e participação ativa neste importante evento de formação docente. Juntos, podemos fazer a diferença na educação e na vida dos nossos alunos.

Atenciosamente,

Comissão Organizadora do "I Workshop de Formação Docente para o Ensino de Ciências"

Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas / Centro Acadêmico

Ifes Campus Santa Teresa