Página inicial > Notícias > Desafio de Combate ao desperdício de alimentos

Desafio de Combate ao desperdício de alimentos

Publicado: Quarta, 08 de Novembro de 2023, 16h36 | Última atualização em Quarta, 22 de Novembro de 2023, 08h19

A Coordenação Geral de Assistência à Comunidade (CGAC), através da equipe de alimentação e nutrição, com a empresa Donieda (como responsável pelo Restaurante Institucional) e em parceria com o Núcleo de Educação Ambiental e Agroecologia propõe a todos os discentes e servidores, consumidores do restaurante institucional, o desafio de combate ao desperdício de alimentos.

O objetivo é despertar a consciência socioambiental e promover a redução do desperdício de alimentos durante as refeições no restaurante do campus.

O desafio será realizado do dia 13 ao dia 17 de novembro, no horário de almoço, e consistirá na redução de 20% do resto ingesta (sobra de alimento dos pratos)por pessoa.

Atualmente, o desperdício é, em média, de 41g/pessoa/dia de comida servida no prato e não consumida (dados referentes a refeição do almoço). A meta é a redução para 32g/pessoa/dia.

Para verificarmos se a meta será atingida, na semana do desafio, pesaremos todos os dias o resto ingesta (sobra de alimentos no prato) do almoço e dividiremos pelo número de pessoas que acessaram o restaurante naquele horário. Ao final da semana, as médias diárias de gramas por pessoa serão somadas e divididas por 5 (referentes de segunda a sexta-feira), para o resultado da média da semana em gramas por pessoa.

As informações serão atualizadas diariamente e disponibilizadas no quadro de informações do restaurante institucional. Solicitaremos o apoio de 2 estudantes por dia para conferência da pesagem e atualização dos dados visando transparência com os alunos.

Para participar é muito simples: coloque no prato o suficiente para a sua fome. Ah, também é importante compartilhar a informação com os colegas. Afinal, será um trabalho em equipe.

E como todo desafio, o que acontecerá se atingirem a meta?

Como forma de incentivar, caso a meta seja alcançada, no dia 29/11 (quarta-feira) teremos sobremesa (no horário de almoço) e um lanche da tarde especial.

Faça a sua parte!

#CampusSantaTeresaSemDesperdício