Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Ifes oferta quase 2 mil vagas em cursos de graduação no Sisu 2024
Início do conteúdo da página

Ifes oferta quase 2 mil vagas em cursos de graduação no Sisu 2024

Publicado: Quarta, 24 de Janeiro de 2024, 09h25 | Última atualização em Quarta, 24 de Janeiro de 2024, 09h25

Inscrições podem ser realizadas até na próxima quinta-feira (25).

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) oferta 1.907 vagas em cursos de graduação no Sisu 2024. O edital do Ifes com o quadro de vagas e informações sobre as etapas do processo seletivo foi divulgado em dezembro de 2023. Veja todas as informações na página do Processo Seletivo 186/2023.

As vagas ofertadas pelo Ifes são para 55 cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e tecnólogos), na modalidade presencial, de 21 campi da instituição. No Campus Santa Teresa são ofertadas 105 vagas, sendo 40 para o curso de Agronomia, 40 para Licenciatura em Ciências Biológicas e 25 para Tecnologia em Sistemas para Internet. As informações completas sobre os cursos de graduação do Ifes estão disponíveis em: ifes.edu.br/cursos/graduacao.

A seleção será por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com base nos resultados obtidos pelas pessoas inscritas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Os interessados em participar poderão se inscrever no período de 22 a 25 de janeiro de 2024, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superioracessounico.mec.gov.br.

A novidade desta edição é que, em 2024, o Sisu terá somente uma etapa de inscrição de candidatos às vagas ofertadas pelas instituições participantes. Serão ofertadas vagas de cursos com início previsto das aulas para o primeiro e o segundo semestre de 2024. Acesse as informações sobre o edital do MEC referente ao Sisu 2024.


Ações afirmativas (Cotas)
Metade das vagas ofertadas pelo Ifes é reservada para ações afirmativas (cotas) seguindo a legislação vigente. Para concorrer a uma dessas vagas o primeiro critério é que a pessoa inscrita tenha cursado todo o ensino médio em escolas públicas no Brasil. Isso vale tanto para os que fizeram o ensino regular quanto para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e exames de certificação em escolas públicas.

As ações afirmativas são subdivididas ainda de acordo com a renda familiar e, dentro de cada tipo, há reserva de vagas para pessoas que se autodeclaram pretos, pardos, indígenas ou quilombolas. Há ainda vagas reservadas a pessoas com deficiência (PcD).

 

Com informações do Ifes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página