Comissão Setorial de Avaliação Institucional
Índice de Artigos
A Comissão Setorial de Avaliação Institucional é órgão de assessoramento à Comissão de Avaliação Institucional (CPA), para coordenar e implementar o processo de autoavaliação da Instituição, nas áreas acadêmica e administrativa, de acordo com as diretrizes estabelecidas nacionalmente pelo Ministério da Educação.
A avaliação é uma ferramenta de gestão que auxilia a administração a conhecer as potencialidades e as carências da instituição, subsidiando tomada de decisões, com vistas à melhoria e a manutenção da qualidade da gestão, do ensino, pesquisa e extensão.
A Avaliação Institucional foi estabelecida pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Instituído pela Lei nº 10.861/2004, o Sinaes organiza-se como sistema de avaliação global, integrando três modalidades:
- Avaliação das Instituições de Educação Superior (Avalies), que estabelece como procedimentos a autoavaliação e a avaliação externa in loco;
- Avaliação do Desempenho dos Estudantes, realizada mediante aplicação do Exame Nacional de Avaliação do Desempenho dos Estudantes (Enade);
- Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG), com a obrigatoriedade de visitas por comissões de especialistas das respectivas áreas de conhecimento.
CPA
Estabelecida pelo Sinaes, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) é o órgão colegiado formado por membros de todos os segmentos da comunidade acadêmica e de representantes da sociedade civil organizada, que tem por atribuições a condução dos processos de avaliação internos da instituição, a sistematização e a prestação de informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), consideradas as diretrizes, critérios e estratégias emanadas da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). A Lei estabelece, ainda, como diretriz, que a CPA terá atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição.
Para colaborar na condução da Autoavaliação Institucional em cada Campus do Ifes, foram criadas as Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs), que desenvolvem as atividades juntamente com a CPA. As CSAs têm a finalidade de implementar e acompanhar as atividades inerentes ao processo de autoavaliação do seu respectivo Campus.
A Avaliação Institucional proposta pela CPA/Ifes, adota uma metodologia participativa, buscando trazer para o âmbito das discussões, as opiniões de toda a comunidade acadêmica, favorecendo a convergência dos canais de comunicação em torno dos objetivos comuns, bem como a busca compartilhada de soluções para os problemas apresentados.
O Processo de Avaliação Institucional compreende várias etapas: planejamento, consolidação do processo, elaboração de relatório e programa de redirecionamento do processo educativo. São avaliadas todos as dimensões com as quais a gestão institucional do Ifes estabelece influência direta.
Autoavaliação
Na perspectiva de atender às necessidades de regulação do Estado e institucionalizar uma prática sistemática de avaliação, a CPA realiza, periodicamente, a Autoavaliação Institucional (global e dos aspectos didático-pedagógicos), de acordo com o Sinaes, articulando regulação e avaliação educativa, de forma a possibilitar a participação dos segmentos da comunidade interna – alunos, docentes e técnicos-administrativos – e da comunidade externa – pesquisa junto aos egressos.
Por compreender que a melhor forma de se autoavaliar é através de uma avaliação participativa e global, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) decidiu envolver na sua análise todos os níveis e modalidades de ensino do Ifes e não somente a Educação Superior. Assim, a autoavaliação no Ifes contempla todos os cursos de graduação e pós-graduação, assim como o ensino médio e os cursos técnicos, divididos nas seguintes modalidades: integrado concomitante, subsequente e Proeja – Educação de Jovens e Adultos.
A autoavaliação é realizada por meio de aplicação de questionários eletrônicos. Conheça os instrumentos.
Avaliação Externa
Esta etapa complementa a Autoavaliação, visando definir o Perfil Institucional. Enquanto a Autoavaliação ou Avaliação Interna é conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), a Avaliação Externa está sob a responsabilidade de uma Comissão de Avaliadores designada pelo MEC.
A visita in loco tem o objetivo de avaliar a instituição de acordo com as dez dimensões definidas no SINAES, utilizando o Instrumento de Avaliação Externa que estabelece pesos específicos para cada uma das dimensões, sendo avaliadas as ações institucionais em articulação com o PDI.
A Agenda de Trabalho da Comissão Externa prevê, entre outros aspectos, realização de reuniões com dirigentes, professores, técnicos, pesquisadores e membros da CPA; visita às instalações físicas dos cursos (salas de aulas, laboratórios, biblioteca, etc.); análise de documentos institucionais (PDI, Atas dos Conselhos, Colegiados, Planos de Cursos, CV Lattes dos docentes, projetos, etc.).
Redes Sociais