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Atividades pedagógicas não presenciais

Publicado: Quinta, 21 de Maio de 2020, 14h33 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2023, 07h35

Índice de Artigos

A Resolução do Conselho Superior nº 1/2020 do Ifes regulamenta e normatiza a implementação das atvidades pedagógicas não presenciais em cursos presenciais, técnicos e de graduação do Ifes, em função da situação de excepcionalidade da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

A oferta, com início em 25 de maio de 2020, será planejada e disponibilizada quinzenalmente e será disponibilizada até 48h antes do prazo para acesso dos estudantes. O plano quinzenal de atividades pedagógicas não presenciais (APNP) é o documento que balizará as atividades de cada disciplina pelo período de 15 dias. Nele o professor apresenta aos estudantes de sua disciplina (com anuência do Coordenador de Curso e da Coordenadoria de Gestão Pedagógica) a descrição das atividades a serem realizadas e os recursos a serem utilizados no processo de aprendizagem, carga horária ofertada e as formas de avaliação.


Orientações aos estudantes

As atividades não presenciais serão disponibilizados pelo sistema Moodle e aos estudantes que não possuem acesso à internet, serão entregues de forma impressa. No sistema Moodle, o aluno terá acesso às disciplinas nas quais está matriculado. O login é o nº de matrícula e a senha do primeiro acesso é Mud@r123. Importante: o e-mail precisa estar cadastrado no sistema acadêmico para que o estudante consiga acessar o Ava.

O estudante poderá acessar o link da sala pelo computador ou baixar o aplicativo no celular (disponível no endereço: https://download.moodle.org/mobile/. No momento do download será solicitado o endereço de acesso que é: https://ava.cefor.ifes.edu.br/). Pelo aplicativo os alunos podem acessar as atividades de qualquer lugar, estando ou não online. Para tanto, é necessário acessar a internet para fazer o download dos materiais (Clique em painel, acesse o curso, clique no ícone 3 pontinhos no canto superior direito e escolha a opção Download do curso). Tudo o que o aluno fizer offline no aplicativo será sincronizado automaticamente quando conectado.

Dúvidas:

1. Primeiros passos para acessar o Moodle:

O Cefor disponibilizou uma playlist com tutoriais, além da FAQ com perguntas e respostas, que podem auxiliar.

2. Como atualizar meu e-mail no Sistema Acadêmico?

Para atualizar seu e-mail no sistema acadêmico acesse o Sistema Acadêmico e clique no ícone “Pedido de Alteração de Dados Cadastrais”.

3. Como faço para tirar dúvidas sobre as atividades?

No próprio Ava/Moodle ou pelo envio de e-mail para os professores das disciplinas.

4. Qual será o horário das aulas?

As aulas não têm horário definido para acontecer. Cada docente vai definir com a turma um horário de atendimento para discutir os conteúdos e tirar eventuais dúvidas. As atividades síncronas serão preferencialmente no turno de suas aulas. (Os estudantes podem conferir o cronograma quinzenal de atividades para não conciliar várias atividades ao mesmo tempo).

5. As atividades ficarão disponíveis por quanto tempo?

Por todo o período do isolamento social. Na retomada das atividades presenciais as atividades ainda ficarão disponíveis por um período a ser determinado, para que aqueles que não tiveram acesso durante o isolamento possam fazer as avaliações.

6. Quais ferramentas poderão ser utilizadas?

Os docentes poderão utilizar tecnologias complementares ao AVA-Moodle, como e-mail institucional e de grupos em aplicativos de mensagens instantâneas; vídeo-aulas, fotos e vídeos com envio de links, podcasts, murais colaborativos, fóruns, blogs, sistemas de webconferência. Será dada preferência para as tecnologias que podem ser integradas ao AVA-Moodle.

7. Qual o prazo para entrega das atividades?

Existirá uma data para entrega, mas no Moodle, esta data vai ficar em aberto para aqueles que não conseguirem entregar, porém, com justificativa.

8. Participação em webconferências:

8.1. O que você precisa saber para participar de uma Webconferência?

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Orientações aos docentes

Padrão Visual para as Salas do Moodle

O Cefor elaborou um padrão visual, como sugestão, para auxiliar os professores na montagem das salas no AVA-Moodle e disponibilizou informações, na FAQ, e criou uma playlist sobre edição de arquivos e assuntos relacionados.

Dúvidas:

1. Primeiros passos, o básico, colocando tudo para funcionar:

1.1. Como integrar seu diário do Sistema Acadêmico ao Moodle?

1.2. Como acessar sua sala no moodle?

Clique em “Acessar” no Acadêmico ou acesse o AVA pelo endereço: https://ava.cefor.ifes.edu.br/. O login (Identificação de usuário) é o mesmo login usado no sistema acadêmico. A senha pode ser outra. A senha de primeiro acesso é Mud@r123 (apenas o M maiúsculo) ou clique em "Perdeu a senha?", que será enviado para o e-mail cadastrado no sistema acadêmico para conseguir cadastrar uma nova senha.

1.3. Não conseguiu acessar o AVA com o login do acadêmico?

Seu e-mail precisa estar cadastrado no sistema acadêmico para ser possível acessar o AVA. Informe o seu e-mail para a Coordenadoria de Planejamento Acadêmico pelo e-mail: planejamento.st@ifes.edu.br.

1.4. Continua com problemas de acesso?

Abra um chamado via helpdesk.

1.5. Como tornar sua sala visível aos alunos?

1.6. Nem todos os alunos do meu diário estão no AVA, o que fazer?

O aluno que não possui e-mail cadastrado no sistema acadêmico não pode ser integrado e por isso não aparecerá no AVA. Oriente o aluno a solicitar cadastro do seu e-mail utilizando o seguinte canal: secretaria.st@ifes.edu.br.

1.7. Tenho diários divididos em teoria e prática, como faço a integração?

Sugerimos integrar apenas o diário de teoria, pois reúne todos os alunos.

1.8. Como ativar o modo de edição da sala do moodle?

1.9. Como alternar a visualização dos conteúdos no formato SEMANA ou TÓPICO?

1.10. Como acessar o Moodle pelo Celular (Moodle Mobile)?

1.11. Meus estudantes nunca usaram o Moodle, como orientar?
Está disponível uma playlist com vídeos bem rápidos, que explicam como usar cada ferramenta do AVA, disponível também em Libras.

1.12. Como tornar sala visível para os alunos, mostrar/ocultar um tópico ou recurso?

1.13. Checklist básico para inicio de curso no Moodle

2. Recursos do Moodle

Arquivo ou Pasta (Como disponibilizar um arquivo ou uma pasta com arquivos para os estudantes na sua sala moodle)

Livro (Como construir um livro digital com conteúdos organizados em capítulos em sua sala do Moodle)

Página (Como construir uma página em sua sala com conteúdos organizados como em uma página da internet)

Rótulo (Como organizar seus tópicos e incluir vídeos diretamente na sala utilizando o recurso Rótulo)

URL (Como inserir um link com um endereço de URL externo para uma página, arquivo compartilhado ou link para webconf)

3. Atividades no Moodle

Chat (permite interagir com os estudantes em tempo real)

Escolha (pergunta única com múltiplas escolhas, para pesquisa ou teste de compreensão)

Fórum (permite interagir com estudantes de modo assíncrono)

Glossário (para criar lista de termos e definições de forma colaborativa)

Questionário (criar testes de múltipla escolha, V/F, associação, dissertação...)

Questionário (Tipos de questões)

Tarefa (organiza o recebimento de um trabalho no Moodle)

Wiki (construção coletiva de conteúdos)

4. Atividade de webconferência do Moodle

4.1. Como inserir atividade de webconferência no Moodle?

5. Como avaliar usando as atividades no Moodle, por:

Tarefa

Fórum

Questionário

Wiki

Glossário

Base de Dados

6. Importar Atividades/Conteúdos no Moodle

6.1. Como importar atividades e conteúdos de outra sala virtual no Moodle?

7. Vídeo aulas

7.1. Como gravar a tela de seu computador usando software livre OBS para construir videoaulas:

a) Curso Mooc do Cefor (5h): "Ferramenta de gravação de vídeo aula"

b) Curso Mooc do Colégio Pedro II (30h): "Gravação de videoaulas para professores"

7.2. Tutorial em Vídeo sobre o OBS Studio, usando recursos como webcam, powerpoint e vídeo:

a) https://www.youtube.com/watch?v=eyojMG6CYRs  (15 min)

b) https://youtu.be/C2mFrDq6Ats  (7 min)

7.3. Como usar editor de vídeo windows 10 2019 (cortar, colocar áudio, efeitos, legenda e salvar os projetos): Tutorial (52min)

8. Webconferências e gravações

8.1. O que você precisa saber para participar de uma Webconferência?

8.2. Como realizar uma aula ou uma reunião por Webconferência?

8.3. Como abrir uma sala de webconferência da RNP
Acessar https://conferenciaweb.rnp.br 
- Entrar na Cafe (Comunidade Acadêmica Federada). O Ifes é membro.
- Selecionar a instituição de origem: Ifes
- Digitar Siape e senha que você usa no Ifes. (Manual completo)

8.4. Como transmitir reuniões em Webconferência da RNP (MConf) para o Youtube sem usar softwares de terceiros

8.5. Como compartilhar aula realizada no Meet no Moodle

9. Gravação e Edição de vídeo-aula

9.1. Curso MOOC Ferramentas para Gravação de Vídeo Aulas.

9.2. Edição de vídeos com o Aplicativo Fotos do Windows 10.

9.3. Gravação de vídeo aula usando o Powerpoint e sincronização com o Shotcut.

 

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Resoluções e orientações sobre as APNPs

Publicações na página institucional do Ifes


O ensino flexível é uma estratégia excepcional que utiliza a conjugação de Atividades Pedagógicas não Presenciais (APNPs) e Presenciais como forma de possibilitar o retorno seguro das atividades com a presença dos estudantes no Campus.

Em 23 de Julho de 2021 o Conselho Superior do Ifes aprovou a Resolução nº 36 que determinou o início do ensino flexível em todo Ifes a partir de outubro de 2021. A Portaria nº 1191de 22 de Julho de 2021, aprovada pela Conselho de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Ifes estabeleceu as diretrizes para a oferta das atividades acadêmicas letivas referente ao ano letivo de 2021, por meio da utilização da estratégia de ensino flexível.

A estratégia flexível no Campus Santa Teresa se iniciou com atividades práticas de campo e laboratório para o curso de Agronomia, em 8 de setembro, mas foi ampliada, em revezamento semanal, para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e de Graduação, nos dias 08 e 29 de novembro, respectivamente.

Divisão das turmas

As turmas estão divididas em grupos A e B.

Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio:

Técnico em Agropecuária

Técnico em Meio Ambiente

Técnico em Informática para Internet

Cursos Superiores:

Agronomia

Licenciatura em Ciências Biológicas

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Documentos de autorização

As autorizações para confirmação da participação dos estudantes nas Atividades Presenciais, estão divididas em dois tipos (entregues no primeiro dia de aula presencial):

Anexo I - estudantes que PARTICIPARÃO das aulas presenciais:

A - Menores de 18 anos – Download anexo I-A

B - Maiores de 18 anos – Download anexo I-B

Anexo II - estudantes que NÃO PARTICIPARÃO das aulas presenciais (enviadas para o e-mail planejamento.st@ifes.edu.br):

A - Menores de 18 anos – Download anexo II-A

B - Maiores de 18 anos –Download anexo II-B

Obs.: Há diferença entre os formulários para os alunos que são menores de 18 anos (Anexo I ou II A) e para os que são maiores de 18 anos (Anexo I ou II B). 

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