Atividades pedagógicas não presenciais - Orientações aos estudantes
Índice de Artigos
Orientações aos estudantes
As atividades não presenciais serão disponibilizados pelo sistema Moodle e aos estudantes que não possuem acesso à internet, serão entregues de forma impressa. No sistema Moodle, o aluno terá acesso às disciplinas nas quais está matriculado. O login é o nº de matrícula e a senha do primeiro acesso é Mud@r123. Importante: o e-mail precisa estar cadastrado no sistema acadêmico para que o estudante consiga acessar o Ava.
O estudante poderá acessar o link da sala pelo computador ou baixar o aplicativo no celular (disponível no endereço: https://download.moodle.org/mobile/. No momento do download será solicitado o endereço de acesso que é: https://ava.cefor.ifes.edu.br/). Pelo aplicativo os alunos podem acessar as atividades de qualquer lugar, estando ou não online. Para tanto, é necessário acessar a internet para fazer o download dos materiais (Clique em painel, acesse o curso, clique no ícone 3 pontinhos no canto superior direito e escolha a opção Download do curso). Tudo o que o aluno fizer offline no aplicativo será sincronizado automaticamente quando conectado.
Dúvidas:
1. Primeiros passos para acessar o Moodle:
O Cefor disponibilizou uma playlist com tutoriais, além da FAQ com perguntas e respostas, que podem auxiliar.
2. Como atualizar meu e-mail no Sistema Acadêmico?
Para atualizar seu e-mail no sistema acadêmico acesse o Sistema Acadêmico e clique no ícone “Pedido de Alteração de Dados Cadastrais”.
3. Como faço para tirar dúvidas sobre as atividades?
No próprio Ava/Moodle ou pelo envio de e-mail para os professores das disciplinas.
4. Qual será o horário das aulas?
As aulas não têm horário definido para acontecer. Cada docente vai definir com a turma um horário de atendimento para discutir os conteúdos e tirar eventuais dúvidas. As atividades síncronas serão preferencialmente no turno de suas aulas. (Os estudantes podem conferir o cronograma quinzenal de atividades para não conciliar várias atividades ao mesmo tempo).
5. As atividades ficarão disponíveis por quanto tempo?
Por todo o período do isolamento social. Na retomada das atividades presenciais as atividades ainda ficarão disponíveis por um período a ser determinado, para que aqueles que não tiveram acesso durante o isolamento possam fazer as avaliações.
6. Quais ferramentas poderão ser utilizadas?
Os docentes poderão utilizar tecnologias complementares ao AVA-Moodle, como e-mail institucional e de grupos em aplicativos de mensagens instantâneas; vídeo-aulas, fotos e vídeos com envio de links, podcasts, murais colaborativos, fóruns, blogs, sistemas de webconferência. Será dada preferência para as tecnologias que podem ser integradas ao AVA-Moodle.
7. Qual o prazo para entrega das atividades?
Existirá uma data para entrega, mas no Moodle, esta data vai ficar em aberto para aqueles que não conseguirem entregar, porém, com justificativa.
8. Participação em webconferências:
8.1. O que você precisa saber para participar de uma Webconferência?
Redes Sociais