Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Atividades pedagógicas não presenciais
Início do conteúdo da página

Atividades pedagógicas não presenciais - Orientações aos docentes

Publicado: Quinta, 21 de Maio de 2020, 14h33 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2023, 07h35

Índice de Artigos

Orientações aos docentes

Padrão Visual para as Salas do Moodle

O Cefor elaborou um padrão visual, como sugestão, para auxiliar os professores na montagem das salas no AVA-Moodle e disponibilizou informações, na FAQ, e criou uma playlist sobre edição de arquivos e assuntos relacionados.

Dúvidas:

1. Primeiros passos, o básico, colocando tudo para funcionar:

1.1. Como integrar seu diário do Sistema Acadêmico ao Moodle?

1.2. Como acessar sua sala no moodle?

Clique em “Acessar” no Acadêmico ou acesse o AVA pelo endereço: https://ava.cefor.ifes.edu.br/. O login (Identificação de usuário) é o mesmo login usado no sistema acadêmico. A senha pode ser outra. A senha de primeiro acesso é Mud@r123 (apenas o M maiúsculo) ou clique em "Perdeu a senha?", que será enviado para o e-mail cadastrado no sistema acadêmico para conseguir cadastrar uma nova senha.

1.3. Não conseguiu acessar o AVA com o login do acadêmico?

Seu e-mail precisa estar cadastrado no sistema acadêmico para ser possível acessar o AVA. Informe o seu e-mail para a Coordenadoria de Planejamento Acadêmico pelo e-mail: planejamento.st@ifes.edu.br.

1.4. Continua com problemas de acesso?

Abra um chamado via helpdesk.

1.5. Como tornar sua sala visível aos alunos?

1.6. Nem todos os alunos do meu diário estão no AVA, o que fazer?

O aluno que não possui e-mail cadastrado no sistema acadêmico não pode ser integrado e por isso não aparecerá no AVA. Oriente o aluno a solicitar cadastro do seu e-mail utilizando o seguinte canal: secretaria.st@ifes.edu.br.

1.7. Tenho diários divididos em teoria e prática, como faço a integração?

Sugerimos integrar apenas o diário de teoria, pois reúne todos os alunos.

1.8. Como ativar o modo de edição da sala do moodle?

1.9. Como alternar a visualização dos conteúdos no formato SEMANA ou TÓPICO?

1.10. Como acessar o Moodle pelo Celular (Moodle Mobile)?

1.11. Meus estudantes nunca usaram o Moodle, como orientar?
Está disponível uma playlist com vídeos bem rápidos, que explicam como usar cada ferramenta do AVA, disponível também em Libras.

1.12. Como tornar sala visível para os alunos, mostrar/ocultar um tópico ou recurso?

1.13. Checklist básico para inicio de curso no Moodle

2. Recursos do Moodle

Arquivo ou Pasta (Como disponibilizar um arquivo ou uma pasta com arquivos para os estudantes na sua sala moodle)

Livro (Como construir um livro digital com conteúdos organizados em capítulos em sua sala do Moodle)

Página (Como construir uma página em sua sala com conteúdos organizados como em uma página da internet)

Rótulo (Como organizar seus tópicos e incluir vídeos diretamente na sala utilizando o recurso Rótulo)

URL (Como inserir um link com um endereço de URL externo para uma página, arquivo compartilhado ou link para webconf)

3. Atividades no Moodle

Chat (permite interagir com os estudantes em tempo real)

Escolha (pergunta única com múltiplas escolhas, para pesquisa ou teste de compreensão)

Fórum (permite interagir com estudantes de modo assíncrono)

Glossário (para criar lista de termos e definições de forma colaborativa)

Questionário (criar testes de múltipla escolha, V/F, associação, dissertação...)

Questionário (Tipos de questões)

Tarefa (organiza o recebimento de um trabalho no Moodle)

Wiki (construção coletiva de conteúdos)

4. Atividade de webconferência do Moodle

4.1. Como inserir atividade de webconferência no Moodle?

5. Como avaliar usando as atividades no Moodle, por:

Tarefa

Fórum

Questionário

Wiki

Glossário

Base de Dados

6. Importar Atividades/Conteúdos no Moodle

6.1. Como importar atividades e conteúdos de outra sala virtual no Moodle?

7. Vídeo aulas

7.1. Como gravar a tela de seu computador usando software livre OBS para construir videoaulas:

a) Curso Mooc do Cefor (5h): "Ferramenta de gravação de vídeo aula"

b) Curso Mooc do Colégio Pedro II (30h): "Gravação de videoaulas para professores"

7.2. Tutorial em Vídeo sobre o OBS Studio, usando recursos como webcam, powerpoint e vídeo:

a) https://www.youtube.com/watch?v=eyojMG6CYRs  (15 min)

b) https://youtu.be/C2mFrDq6Ats  (7 min)

7.3. Como usar editor de vídeo windows 10 2019 (cortar, colocar áudio, efeitos, legenda e salvar os projetos): Tutorial (52min)

8. Webconferências e gravações

8.1. O que você precisa saber para participar de uma Webconferência?

8.2. Como realizar uma aula ou uma reunião por Webconferência?

8.3. Como abrir uma sala de webconferência da RNP
Acessar https://conferenciaweb.rnp.br 
- Entrar na Cafe (Comunidade Acadêmica Federada). O Ifes é membro.
- Selecionar a instituição de origem: Ifes
- Digitar Siape e senha que você usa no Ifes. (Manual completo)

8.4. Como transmitir reuniões em Webconferência da RNP (MConf) para o Youtube sem usar softwares de terceiros

8.5. Como compartilhar aula realizada no Meet no Moodle

9. Gravação e Edição de vídeo-aula

9.1. Curso MOOC Ferramentas para Gravação de Vídeo Aulas.

9.2. Edição de vídeos com o Aplicativo Fotos do Windows 10.

9.3. Gravação de vídeo aula usando o Powerpoint e sincronização com o Shotcut.

 

banner moodle ava

registrado em:
Fim do conteúdo da página