Página inicial > Notícias > Núcleo ARANDU de Estudos em Agroecologia publica texto em homenagem ao dia das mulheres

Publicado: Sexta, 04 de Março de 2022, 09h03 | Última atualização em Sexta, 04 de Março de 2022, 09h05

As relações de gênero no campo devem ser justas, igualitárias e equilibradas

Historicamente o espaço doméstico foi instituído como o único espaço de ação das mulheres. A construção da imagem da mulher como esposa-mãe-dona de casa cristalizou rígidos padrões de comportamentos, em especial no meio rural, definindo o espaço da rua e do trabalho no campo para o homem em detrimento do lar e do trabalho doméstico para a mulher. A definição dessas esferas criou juízos de valores e o trabalho doméstico foi considerado, pelo sistema liberal, como uma atividade não laboral, não produtiva e não remunerada, sendo então desvalorizado enquanto um trabalho com “T” maiúsculo. O trabalho doméstico, porém, está longe de ser invisível e não produtivo, ele possui uma importância social e econômica, principalmente em relação a uma gerência da economia familiar. Dentro da esfera do lar a mulher assume diversos protagonismos, como na escolha do que a família come e na transmissão de tradições e hábitos alimentares da família. As mãos femininas têm o poder de dominar a transformação dos alimentos e elas carregam diferentes saberes sendo guardiãs dos sabores familiares. Comemos o que nossa mãe nos ensinou a comer! Nessa perspectiva, o trabalho feminino foi (e ainda é) fundamental para a manutenção da agrobiodiversidade nas unidades de produção da agricultura familiar. Atualmente a mulher é quem mais domina o conhecimento ancestral de uso das plantas alimentícias não convencionais – PANC e das plantas medicinais. Também é frequentemente assumido pelas mulheres o papel de guardiãs das sementes crioulas, tradicionalmente mantidas na família por várias gerações. A invisibilidade da importância das mulheres para a soberania e segurança alimentar e nutricional das famílias, entre outras inúmeras razões, levaram a agroecologia a se somar ao movimento feminista em favor do reconhecimento do papel da mulher na sociedade. Sem feminismo não há agroecologia! Assim, a simples valorização do trabalho doméstico se torna insuficiente para superar as desigualdades e injustiças a que as mulheres foram historicamente submetidas. Para a agroecologia, a mulher deve participar de forma justa e igualitária das decisões do núcleo de gestão familiar. O trabalho masculino e o trabalho feminino não devem ser tratados com dicotomia, podendo ambos serem assumidos por quaisquer dos membros da família, sem hierarquia e dependência de gênero. A partir desse princípio, qualquer atividade de base agroecológica desenvolvida nos territórios, deve obrigatoriamente envolver as mulheres como personagens principais da ação, e fazer emergir seus saberes próprios, que não são menores que qualquer conhecimento formal e instituído.

MÃE TERRA

Poema da estudante Maryana Lopes Macedo (1ºB – Técnico em Agropecuária)

Por que esposa mãe e não agricultora?

Por que não posso ir para o campo como trabalhadora?

Por que desvalorizar algo importante,

como o coração de uma mulher radiante.

Do lar provém o alimento,

do campo eu tiro meu sustento.

Dentro de mim existem histórias

passadas de geração a geração guardadas na memória.

Se me retira do campo não sobrevivo,

pois é lá que colho, planto e cozinho;

bato no peito e tenho orgulho

das raízes do passado que serão levadas ao futuro.

Sou agricultora, criadora, batalhadora

me orgulho da mãe terra,

me orgulho do que faço,

peço respeito e valorização

porque sem nosso trabalho

você não teria arroz e feijão.