Núcleo de Estudos em Agroecologia do Campus Santa Teresa participará de Projeto da ABA
NEA ARANDU é selecionado para participar do Projeto de “Sistematização de experiências” da Associação Brasileira de Agroecologia – ABA.
Desde 2015 a Associação Brasileira de Agroecologia - ABA, por meio do Projeto de Sistematização, vem realizando seminários regionais com a participação dos diversos Núcleos de Agroecologia do país. Durante os seminários regionais foram selecionados 3 núcleos de cada uma das regiões brasileiras que terão seus processos de sistematização acompanhados pela ABA.
O projeto busca analisar criticamente as práticas dos Núcleos (NEAs) e Redes de Núcleos (R-NEAs) de Estudos em Agroecologia através do processo de sistematização participativa de suas experiências. O desafio é extrair lições que apontem para o aprimoramento e ampliação da Agroecologia, além da proposição e reformulação de políticas públicas vinculadas à construção do conhecimento agroecológico e do aperfeiçoamento das chamadas públicas de Agroecologia.
Em 2016, o Seminário da Regional Sudeste, realizado em Sete Lagoas – MG, reuniu 25 Núcleos de Agroecologia e lá, foram selecionados três NEA’s para passarem pelo processo de sistematização de experiências. O NEA ARANDU, do Campus Santa Teresa, foi um dos selecionados e as experiências, após sistematizadas, serão publicadas em uma edição especial da Revista Brasileira de Agroecologia, bem como, apresentadas no VI Congresso Latino-Americano de Agroecologia e X Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) em setembro desse ano.
A oficina de Sistematização de Experiências do NEA ARANDU ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de abril, no Centro de Treinamento do Ifes - Campus Santa Teresa e reunirá cerca de 50 participantes, incluindo componentes e ex-componentes do NEA, parceiros estaduais e convidados dos demais Estados da Região Sudeste que participam desse processo. Também participarão da oficina representantes dos NEAs do Campus Ibatiba e do Campus de Alegre.
Espera-se que na sistematização das experiências dos NEAs seja analisado como se dá o processo de construção do conhecimento agroecológico, valorizando a pluralidade de metodologias que caracteriza as práticas em curso no desenvolvimento das atividades. Dessa forma, os NEAs contribuirão com reflexões sob a indissociabilidade entre ensino, à pesquisa e a extensão rural.
Conheça mais sobre o Projeto de Sistematização da ABA.
Fonte: NEA ARANDU
Redes Sociais