Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Ações realizadas no Campus Santa Teresa para o enfrentamento da seca
Início do conteúdo da página

Ações realizadas no Campus Santa Teresa para o enfrentamento da seca

Publicado: Quinta, 29 de Dezembro de 2016, 10h08 | Última atualização em Terça, 04 de Dezembro de 2018, 10h29

Uma empresa de terraplanagem foi contratada para ajudar na realização dos projetos.

Em setembro deste ano, o Ifes Campus Santa Teresa contratou uma empresa de terraplanagem, com o objetivo de realizar a limpeza e ampliação de caixas secas, represas e poços escavados existentes na área da Instituição.

As atividades desenvolvidas são partes integrantes do estudo e elaboração de projetos que culminem na “Produção de Água” no Campus Santa Teresa, através do aproveitamento e reuso de água, do manejo e conservação do solo, do aperfeiçoamento dos sistemas de irrigação, da construção de caixas secas, barragens e represas, conforme Comissão instituída pela Portaria nº 167 de 28 de abril de 2016, da Diretoria Geral.

Este trabalho refere-se às ações desenvolvidas pela subcomissão responsável pela construção e manutenção de caixas secas, barragens e represas, composta pelos servidores, Ednaldo Miranda de Oliveira, Élcio das Graças Lacerda, Giácomo Luiz dos Santos Sperandio, Hediberto Nei Matiello, Luiz Marcari Junior, Thiago Lopes Rosado, que conta com a colaboração da estagiária Elisangela Cristina Vago.

Com a contratação de 250 horas de escavadeira e um investimento de R$ 35.250,00 (Trinta e cinco mil, duzentos e cinqüenta reais), foi possível realizar a limpeza e ampliação das lagoas existentes nos setores de Agroecologia, Suinocultura e Caprinocultura. Essas ações permitirão armazenar nesses reservatórios, cerca de 65 milhões de litros de água, que normalmente seriam perdidos após as chuvas.

Além disso, foram construídas 40 caixas secas nas estradas que dão acesso às mais importantes nascentes existentes na área da Instituição, com o objetivo de aumentar a infiltração de água e impedir a erosão.

O trabalho desenvolvido contou ainda com a participação dos alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente do campus, que aproveitaram a realização das atividades para empregar o conhecimento técnico adquirido durante o curso.

Veja, a seguir, algumas fotos do “antes” e “depois” de alguns locais onde os trabalhos foram realizados.

01

02

03

04

05

06

07

08

09

registrado em:
Fim do conteúdo da página