NEA “ARANDU”: seis anos dedicados ao desenvolvimento da agroecologia
Em reunião, aprovaram como nova denominação do grupo a palavra Tupi “Arandu” que significa “saber, conhecimento, sabedoria”.
O Núcleo de Estudo em Agroecologia (NEA) do Ifes Campus Santa Teresa comemora nesse mês de outubro o seu aniversário de seis anos. Para marcar essa trajetória de muitas ações desenvolvidas em prol da agroecologia, os membros do NEA, em reunião realizada no dia 13/10, aprovaram como nova denominação do grupo a palavra Tupi “Arandu” que significa “saber, conhecimento, sabedoria”. Arandu é um convite a "sentir o tempo" e a "deixar o tempo agir na pessoa" e remete também ao respeito ao conhecimento acumulado pelos mais velhos.
A criação do NEA no campus Santa Teresa teve importância significativa no processo de fortalecimento institucional da agroecologia. Sem esse Núcleo a agroecologia corria o risco de ser relegada a apenas mais uma disciplina da matriz curricular do curso Técnico em Agropecuária e do curso superior de Agronomia.
O NEA, por meio de suas ações, alcançou visibilidade em nível de campus, bem como, em nível de Instituição. Em nível de campus o NEA tem possibilitado que discentes e servidores tenham um espaço alternativo onde é possível dar vazão aos anseios comuns de desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável, quer seja por meio de debates e discussões nas “Quintas Agroecológicas”, ou pela aplicação prática a partir de ações de pesquisa e extensão. Em nível institucional o NEA tem focado suas ações na motivação de grupos para a implantação de novos NEA’s nos demais campi do Instituto, como foi o caso do Ifes Ibatiba e mais recentemente o do Ifes de Alegre.A expectativa é de que esses Núcleos se fortaleçam e juntos alcancem a meta futura de criação de uma Rede de Núcleos de Agroecologia no Ifes. A ampliação de parcerias com instituições representativas da sociedade civil e órgãos governamentais na esfera municipal e estadual também tem garantido o envolvimento do NEA ARANDU nas principais ações direcionadas ao fortalecimento da agroecologia em nível de Estado, atendendo assim a Missão do IFES, no que tange a construção de uma sociedade democrática, justa e sustentável.
Fonte: Prof. Lusinério Prezotti
Redes Sociais