Avaliação para perfuração de novos poços profundos no Campus Santa Teresa
A visita teve como objetivo avaliar da área da fazenda do Campus para o estudo da viabilidade de perfuração de poços profundos, para abastecimento humano e animal.
Visando minimizar os impactos da escassez de água nos diversos setores da Instituição, o Campus Santa Teresa recebeu nos dias 17 e 18 de maio, o Professor do Campus Nova Venécia Ediu Carlos Lopes Lemos, Doutor em Geociências, com ênfase em Hidrogeologia.
A visita, a convite da Direção Geral do Campus, teve como objetivo avaliar da área da fazenda do Campus para o estudo da viabilidade de perfuração de poços profundos, para abastecimento humano e animal.
A demanda surgiu em reunião do Conselho de Gestão do Campus, onde o Diretor Moacyr Antonio Serafini manifestou sua preocupação com o abastecimento humano e animal de alguns setores da Coordenadoria Geral de Gestão de Campo (CGGP), que dependem exclusivamente de nascentes. Outra preocupação é o abastecimento dos prédios, alojamentos e residências, que hoje, dependem do único poço artesiano, cujo volume de água disponível é desconhecido.
Através do levantamento de superfície geológica da área, foram previamente selecionados quatro pontos, por apresentarem bons indícios de presença de água subterrânea.
O próximo passo é a realização do estudo geofísico das áreas selecionadas, a fim de determinar a espessura dos pacotes de sedimentos e rochas, bem como para estimar a reserva de água, buscando minimizar o erro quanto ao local de perfuração, além de determinar a profundidade.
A expectativa é que o trabalho seja concluído até o final do mês de junho de 2016, para que posteriormente o Campus possa proceder com as autorizações junto a Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGER) e com a contratação de uma empresa especializada para a realização dos serviços.
Redes Sociais