Professor do campus Santa Teresa discursa na cerimônia de lançamento de selo dos Correios
Professor Eduardo Antonio Ferreira, do Ifes Campus Santa Teresa, discursou sobre Abelhas Indígenas sem Ferrão do Brasil, na agência dos Correios e Telégrafos de Vitória - ES.
Convidado pela Empresa de Correios e Telégrafos – ECT - ES, o Professor da disciplina Apicultura e Meliponicultura, Eduardo Antonio Ferreira, do Ifes campus Santa Teresa, discursou na agência central da ECT - ES, sobre “Abelhas Indígenas Sem Ferrão do Brasil: Abelha e Ecologia, Meliponicultura Como Fonte Alternativa de Renda, Polinização e Produtos”, na cerimônia de lançamento do selo “Abelhas Brasileiras Melíponas - Abelhas sem ferrão”, que aconteceu no dia 10 de junho de 2015.
O evento foi conduzido pelo Diretor Regional Adjunto, Sr. José Vicente Santolini Ferreira, onde oSr. Francisco de Assis Agnez - Técnico de Correios e Meliponicultor; o Professor Eduardo A. Ferreira - Ifes Campus Santa Teresa; o Filatelista e vice-presidente da Sociedade Capixaba de Multicolecionismo, Sr. Mário Vanzan e o Meliponicultor Jusdismar Barbosa, realizaram as obliterações.
O lançamento nacional ocorreu no dia 22 de maio de 2015 nas cidades de Mossoró - RN, Curitiba - PR, Fortaleza - CE, Poços de Caldas - MG, Porto Alegre - RS e Teresina – PI.
Nesta emissão especial de selos, os Correios fazem uma homenagem à importância e a originalidade das abelhas melíponas brasileiras, apresentando espécies consideradas relevantes para a preservação do equilíbrio ecológico e a exploração sustentável da Meliponicultura.
A minifolha de selos apresenta seis espécies de abelhas melíponas, presentes no território brasileiro. São elas: Melipona quinquefasciata (Uruçú do chão), Melipona rufiventris (Uruçú amarela), Melipona subnitida (Jandaíra), Nannotrigona testaceicornis (Iraí), Paratrigona lineata (Jataí da terra) e Plebeia flavocincta (Jatí). A partir das características anatômicas e do habitat de cada uma dessas espécies, foi produzida a imagem da minifolha com os respectivos selos a conciliar, harmoniosamente, as abelhas em meio à natureza.
Os selos foram criados por José Carlos Braga, que utilizou as técnicas de quadricromia com aplicação serigráfica de verniz aromático (que remete ao cheiro do mel) e computação gráfica combinando recursos de softwares vetoriais e pintura digital. O título da emissão é exibido na parte superior da peça e, no canto inferior direito, é divulgada a Exposição Filatélica London 2015.
A minifolha é composta por seis selos, com tiragem de 720 mil unidades e é vendida a R$ 2,50 cada, podendo ser adquiridas nas agências dos Correios, na loja virtual e na Central de Vendas a Distância.
“Vale a pena ter uma cartela desta coleção. É simplesmente o máximo! A aplicação do verniz aromático com cheiro de mel, mais própolis, é coisa de outro planeta. Parabenizo a Empresa de Correios e Telégrafos, pela justa homenagem às nossas abelhas nativas!” - Prof° Eduardo Ferreira
Redes Sociais