Educação Profissional e Tecnológica do Campo na rede Federal
Os representantes da Subcomissão do Fórum de Educação do Campo do Ifes, os professores Charles Moreto, Walkyria Barcelos Sperandio e João Nacir Colombo, realizarão entre os dias 04 e 08 de maio, o levantamento de dados do Campus Santa Teresa para o Diagnóstico da Educação Profissional e Tecnológica do Campo.
Aconteceu em Brasília, em 29 e 30 de outubro de 2014, o “I Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica do Campo”, com a participação de representantes de Institutos Federais, Movimentos sociais e sindicais do campo, Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário e Ministérios parceiros no Pronatec. Nesse evento, foi pactuado o instrumento diagnóstico da EPT do Campo e a metodologia dos encontros de EPT do Campo. Além disso, foram levantadas informações que subsidiarão a reelaboração do Documento Referência do Pronatec Campo, bem como a elaboração das diretrizes para atuação da Rede Federal na Educação Profisisional e Tecnológica do Campo.
Os encontros de Educação Profssional e Tecnológica do Campo devem acontecer, em âmbito estadual, sob a coordenação dos Institutos Federais, com a participação de alunos, gestores e professores das unidades de ensino da Rede Federal, movimentos sociais e sindicais do campo, agricultores, representantes de povos e comunidades tradicionais e outros grupos sociais relacionados ao campo.
Esse encontro tem o seguinte objetivo geral:
- Discutir e sistematizar desafios e estratégias da Educação Profissional e Tecnológica do Campo em âmbito estadual.
Possui os seguintes objetivos específicos:
- Realizar o diagnóstico da Educação Profissional e Tecnológica do Campo, no Estado, considerando a atuação de cada unidade de ensino da Rede Federal;
- Levantar subsídios para a reelaboração do Documento Referência do Pronatec Campo;
- Avaliar a operacionalização do Pronatec Bolsa-Formação e propor melhorias no processo;
- Realizar a troca de experiências entre as instituições, visando o fortalecimento de práticas relacionadas à pedagogia da alternância.
Espera-se que, antes do encontro estadual, cada Unidade de Ensino realize o diagnóstico da Educação Profissional e Tecnológica do Campo em sua instituição e envie para a Setec/MEC este instrumento preenchido. Além disso, espera-se a realização de atividades preparatórias para contribuir de forma mais efetiva com os temas do referido encontro. O IFES deverá realizar o encontro estadual na primeira quinzena de junho de 2015.
O II Seminário Nacional de EPT do Campo reunirá representantes das instituições da Rede Federal, Movimentos sociais e sindicais do campo, Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário e Ministérios parceiros, para consolidar as diretrizes de atuação da Rede Federal na Educação Profissional e Tecnológica do Campo. Esse II Seminário Nacional está previsto para acontecer na segunda quinzena de junho de 2015.
Leia em anexo o Documento Final “(Re)significação do ensino agrícola da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica”.
Redes Sociais