Conif realiza campanha nacional de comemoração aos 110 anos da Rede Federal
A iniciativa visa relembrar a história da Rede, abordar suas transformações e discutir seu presente e futuro.
No dia 23 de setembro, a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica completará 110 anos. Para celebrar a data, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) tem realizado, desde a primeira semana do mês, uma campanha com o objetivo de relembrar a história da Rede. A iniciativa também tem como objetivo abordar as transformações sofridas pelas unidades ao longo dos anos e discutir sobre o presente e o futuro do ensino profissional público, gratuito e de qualidade ofertado pela Rede.
Como parte da campanha, também foi lançado um site comemorativo durante a 43ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec). Além disso, as mídias sociais têm sido utilizadas para compartilhar a trajetória da Rede Federal, seus resultados, tecnologias, pesquisas e casos de sucesso promovidos pelas instituições.
Rede Federal
A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é formada por 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia; dois centros federais de educação tecnológica (Cefets); 22 escolas técnicas vinculadas às universidades federais; e pelo Colégio Pedro II.
As instituições são referências nacional e mundial em suas áreas de atuação, com desempenho comprovado pelos resultados dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA).
Atualmente, a Rede contabiliza quase um milhão de estudantes que frequentam um dos 11.766 cursos ofertados desde o nível básico até a pós-graduação. Para isso, a estrutura nacional conta com mais de 75 mil servidores nas 661 unidades espalhadas em 578 municípios do País.
Além do ensino verticalizado, outro diferencial é o alinhamento dos projetos de ensino, pesquisa e extensão aos arranjos produtivos locais e às demandas do mundo do trabalho, potencializando o desenvolvimento regional e gerando empregabilidade dos egressos, além de promover a inclusão.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ifes.
Redes Sociais