Campus Santa Teresa sedia Encontrão das OCS Capixabas
O evento é uma parceria entre o Ifes Campus Santa Teresa, o MAPA, Banco do Nordeste e o Incaper.
O Ifes Campus Santa Teresa recebe as Organizações de Controle Social do Estado – OCS, produtores rurais, instituições da área de Agroecologia, extensionistas, pesquisadores, discentes e docentes para o Encontrão das OCS Capixabas. O evento, que acontecerá no dia 25 de novembro, tem como objetivo apresentar informações relacionados aos projetos que compõe a rede “Tecnologias Agroecológicas para produção sustentável, soberania e segurança alimentar nos agroecossistemas da agricultura familiar” bem como discutir com representantes das OCSs capixabas os aspectos relacionados a registros e rastreabilidade de produtos orgânicos.
Com público estimado em 80 participantes, o evento é uma parceria entre o Ifes Campus Santa Teresa, o Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento, Banco do Nordeste e o Incaper. Durante o dia, acontecerão palestras sobre Melhoramento genético de plantas em comunidades tradicionais, Qualidade fisiológica e sanitária de sementes oriundas de sistemas orgânicos e agroecológicos de produção, Registros e rastreabilidade de orgânicos, e ao final, terá ainda um momento para troca de sementes crioulas entre os agricultores familiares participantes.
A Rede “Tecnologias Agroecológicas para produção sustentável, soberania e segurança alimentar nos agroecossistemas da agricultura familiar” foi constituída a partir dos projetos aprovados no Edital FAPES/SEAG Nº 06/2015 – Pesquisa Aplicada a Políticas Públicas Estaduais Agropecuárias no Estado do Espírito Santo. A estratégia vem sendo unir esforços no sentido de trazer respostas que se complementem através de ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação, no atendimento a antigas demandas do Movimento Agroecológico no Espírito Santo. Pautas como: segurança e soberania alimentar; resgate de materiais genéticos crioulos, manejo agroecológico para convivência com instabilidade climática, alternativas para nutrição e adubação de culturas em sistema orgânico e agroecológico de produção, estratégias de manejo para a escassez de água e independência de insumos, fazem parte das demandas acumuladas ao longo do tempo e se somam a outras pontuadas recentemente na Carta de Santa Teresa.
Redes Sociais