Campus Santa Teresa realiza treinamento em Meliponicultura
O curso aconteceu em quatro etapas e teve como público alvo profissionais da empresa Arcadis/Design e Consultancy, que atuam na área de campo.
O Campus Santa Teresa, nos dias 01, 15, 22/12 e 19/01, realizou treinamento em Meliponicultura – Identificação e Manejo da espécie Melipona Capixaba e outras espécies correlatas. O curso, ministrado pelo professor Eduardo Antônio Ferreira, foi destinado aos profissionais da empresa Arcadis/Design e Consultancy, que atuam na área de campo, com participação de profissionais do Idaf, do Ibramar e estudantes dos cursos de Agronomia, Licenciatura em Ciências Biológicas e Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Campus, e de Biologia da Universidade de Vila Velha.
A empresa Arcadis/Design e Consultancy solicitou o treinamento visando atender uma condicionante ambiental exigida pelos órgãos estaduais ligados ao meio ambiente, para capacitação de seus profissionais que atuam na área de campo e que estejam envolvidos diretamente com atividades de supressão vegetal, que ocorrerá em alguns municípios do sul do Estado do Espírito Santo, em razão do corte de árvores para ampliação e instalação de redes elétricas.
O curso abordou temas relacionados às abelhas, entre eles: sua importância e conservação; características das espécies de abelhas indígenas, sem ferrão, com destaque à espécie Melipona Capixaba; legislação sobre meliponicultura; cuidados a serem tomados por ocasião do corte das árvores que possuam ninhos de abelhas indígenas, objetivando a preservação das colônias e inspeções e manejos das colônias.
Os participantes foram capacitados para identificar a espécie Melipona Capixaba – espécie de abelha indígena, sem ferrão, ameaçada de extinção – bem como outras espécies, atuando em sua preservação.
As aulas aconteceram no meliponário do Ifes Campus Santa Teresa e em outros do município de Santa Teresa e Domingos Martins.
Informações: Eduardo Antônio Ferreira.
Redes Sociais