Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Ifes divulga informe sobre seleção para cursos técnicos
Início do conteúdo da página

Ifes divulga informe sobre seleção para cursos técnicos

Publicado: Quinta, 26 de Novembro de 2020, 10h35 | Última atualização em Quarta, 09 de Dezembro de 2020, 09h09

Processo seletivo para ingresso em 2021/1 terá análise de histórico escolar e sorteio.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) divulgou um informe nesta quinta-feira (26) sobre o processo seletivo para ingresso em cursos técnicos integrados, concomitantes, subsequentes e do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Devido à situação da pandemia da covid-19, excepcionalmente este ano não haverá provas ou etapas presenciais na seleção.

Foram definidas duas formas para o ingresso: a análise do histórico escolar dos candidatos às vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio; e o sorteio para as vagas dos cursos técnicos concomitantes, subsequentes e do programa de jovens e adultos (Proeja). A análise do histórico vai considerar as notas do 6º, 7º e 8º anos. O 9º ano não será considerado devido aos prazos para lançamento das notas pelas escolas de origem dos candidatos, em especial considerando a situação de pandemia.

O sorteio foi a opção para os cursos mencionados devido aos diferentes requisitos para entrada em cursos concomitantes, por exemplo, e pela dificuldade de realizar uma análise de histórico escolar uniforme, considerando que entre os candidatos a essas vagas específicas pode haver pessoas que concluíram os ensinos fundamental ou médio há um tempo considerável, ou que utilizaram recursos de equivalência, como a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Para todos os casos, a reserva de vagas para ações afirmativas está mantida.

Acesse o documento.

O reitor do Ifes, Jadir Pela, destaca que os caminhos adotados pelo Instituto para o processo seletivo estão alinhados com a maioria das instituições da Rede Federal, que visam preservar a segurança e a saúde de todos neste momento de incertezas, e que há muitos fatores a se considerar nesse tipo de tomada de decisão.

“Já temos conduzido, desde o início, nossas ações com o máximo de cautela, nos cercando de informações qualificadas. Precisamos tomar agora uma decisão considerando um cenário que continua sendo de muita insegurança, inclusive vendo um aumento no número de pessoas afetadas pela covid”, ressaltou.

“Buscamos as alternativas mais viáveis e efetivas, tanto do ponto de vista da saúde quanto do logístico e econômico. Precisamos lembrar que esse processo seletivo envolve, tradicionalmente, cerca de 20 mil candidatos, fora os servidores envolvidos diretamente na aplicação de provas”, acrescentou o reitor. Ele ainda citou que já existem experiências na Rede Federal e em alguns cursos do próprio Ifes com essas modalidades de seleção.

Os detalhes a respeito do processo seletivo ainda estão sendo debatidos pela comissão organizadora, junto com as equipes de ensino da Reitoria e dos campi. A previsão é de que os editais com todas as informações sejam divulgados em dezembro.

Confira o Informe do Ifes sobre o PS 2021/1 - Cursos técnicos multicampi.

Fonte: ifes.edu.br

Fim do conteúdo da página