Estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente produzem brinquedos com resíduos para crianças da região
Os brinquedos foram doados aos estudantes da EMEI Benjamin Bortolini.
Na última semana, estudantes do 3º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente entregaram brinquedos confeccionados com resíduos às crianças de 1 a 5 anos da escola “Benjamin Bortolini”. Além de produzir os materiais, os estudantes puderam aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e promover a educação ambiental com dinâmicas e jogos lúdicos. A ação é parte do projeto de extensão intitulado “Educação Ambiental em escolas do Município de Santa Teresa a partir de brinquedos lúdicos confeccionados com resíduos”.
O projeto, coordenado pela professora Paola Alfonsa Vieira Lo Monaco, com colaboração dos estudantes Amanda Gama Magnago, Ana Carolina Calott Resende, Juan Nacif Vieira Rodrigues Fernandes e Maria Julia Coimbra Oliveira Guddi e Silva, tem como objetivo contribuir com a educação ambiental das crianças das escolas do entorno do Ifes campus Santa Teresa, disponibilizando brinquedos lúdicos confeccionados a partir de resíduos e conscientizar sobre a importância do cuidado acerca da geração, descarte e valorização dos resíduos desde a primeira infância.
As crianças da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) “Benjamin Bortolini” receberam bonecos, trenzinhos, jogo do cai-não-cai, jogo do vai e vem, aparatos de super-heróis, bilboquê – confeccionados com garrafas PET, retalhos, tampinhas e papelão doados pela comunidade – bem como jogos da memória – produzidos com materiais descartados por uma marcenaria do Município de Santa Teresa.
Para a diretora da EMEI, Nádila de Cássia Matiello, o projeto contribuiu com o desenvolvimento e conscientização das crianças mostrando que é possível o aproveitamento de resíduos para confecção de material útil. “Recebi os alunos do Meio Ambiente com um projeto incrível e muito compatível com nossa proposta pedagógica. Trabalhar a questão ambiental sempre foi nossa meta e as crianças se envolvem de maneira exemplar. Elas receberam os brinquedos e puderam aprender vários conceitos importantes. Tenho certeza que essas aprendizagens repercutirão em ações pontuais e positivas. Parabéns a professora Paola pelo olhar carinhoso e sensível a causa”, destaca.
Redes Sociais