Dia internacional da luta contra a Discriminação Racial
Dia 21 de março: Dia internacional da luta contra a Discriminação Racial.
O dia 21 de março marca o dia internacional da luta contra a Discriminação Racial. A data foi instituída pela ONU na década de 1966 em referência ao Massacre de Sharpeville. O massacre ocorreu em Sharpeville, 50 km ao sul de Johanesburgo, África do Sul.
No dia 21 de março de 1960, aproximadamente 70 pessoas morreram e 180 ficaram feridas num protesto pacífico contra as leis segregacionistas do apartheid. Mesmo desarmados, os protestantes foram alvejados pela polícia local. O protesto visava combater principalmente a chamada Lei de Passe, de 1945, segundo a qual os negros deveriam sempre portar uma caderneta com informações como: locais onde poderiam frequentar, cor, etnia, profissão etc.
Tal massacre gerou uma onda de protestos noutras partes da África do Sul e teve grande repercussão internacional, contribuindo para a elaboração da Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial pela ONU em 1965, a qual foi ratificada pelo Brasil (Decreto 65.810/1969).
Em nosso Campus, este dia tão importante está sendo lembrado, além de ações nas redes sociais do Campus, por um Mural localizado no Prédio Central do Campus. Trata-se de um mural informativo e também de conscientização sobre as formas de Discriminação Racial. Estas ações também contaram com o apoio do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas (NEABI) do Campus.
Redes Sociais