Campus Santa Teresa destina corretamente óleo descartado do Restaurante, reaproveitando-o para fabricação de sabão
A Coordenadoria Geral de Gestão de Campo (CGP), em parceria com a Direção de Ensino (Diren), está realizando a ação ambiental “De olho no óleo e no seu aproveitamento para fabricação de sabão”, cujo objetivo é o reaproveitamento do óleo utilizado no restaurante para fabricar sabão, assim conscientizando a comunidade escolar sobre os impactos ambientais, sociais e econômicos decorrentes do descarte inadequado do produto.
O óleo descartado no ralo da pia provoca obstruções nas canalizações, ressalta a Profa. Paola Lo Monaco, impedindo o escoamento do efluente à rede de esgoto, além de sobrecarregar a caixa de gordura, necessitando-se de limpezas mais frequentes.
Quando o efluente é lançado diretamente em corpos hídricos – situação em que não há o devido tratamento de esgoto no Município –, o óleo presente, sendo menos denso que a água, permanece na superfície, criando uma barreira que diminui a entrada de luz e reduz as trocas gasosas, causando diversos prejuízos ao ecossistema aquático.
Dessa forma, o óleo descartado do Restaurante Institucional tem sido aproveitado como matéria-prima para a fabricação de sabão, o qual é utilizado na própria limpeza de diversos setores do Campus. Com isso, o Ifes Santa Teresa contribui com a preservação do meio ambiente, com o fortalecimento da educação ambiental entre comunidade escolar e com a redução dos custos decorrentes da compra de sabão.
Durante a Semana de Meio Ambiente, será ofertada uma oficina de fabricação de sabão a partir do óleo de cozinha descartado. Não perca!
Redes Sociais