Laboratório de Tecnologia em Cerâmica – TECCER potencializa as pesquisas voltadas ao setor
O Laboratório de Tecnologia em Cerâmica – TECCER situado no Ifes Campus Santa Teresa, proveniente da parceria com o Senai/Sindicer/Ifes, vêm dando suporte ao Polo de cerâmica vermelha de São Roque do Canaã, mediante contínuas análises de caracterização de argilas aos filiados do Sindicato das Indústrias de Cerâmica do Estado do Espírito Santo – Sindicer, e fomentado pesquisas voltas ao setor cerâmico, sendo este um dos atributos do Ifes.
A indústria da cerâmica vermelha é atualmente um dos setores utilizado como alternativa viável para destinação de resíduos sejam para incorporação na massa ou para geração de energia térmica. A adição de resíduos de atividades industriais em produtos cerâmicos além de reduzir impactos ambientais, poupa a utilização de recursos naturais, e pode prover melhorias nas propriedades tecnológicas das peças produzidas.
As pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento no TECCER, são voltadas ao aproveitamento de resíduos, mediante incorporação de resíduos na massa cerâmica. Dentre as pesquisas já concluídas destaca-se a Dissertação de mestrado visando a incorporação de resíduo de vidro sodo sodo-cálcico, rochas ornamentais e resíduos de coqueria, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais – Propemm do Ifes Campus Vitória.
Além do exposto, outras pesquisas estão em andamento no TECCER, a exemplo da pesquisa de Mestrado, visando “a incorporação de logo de ETA e resíduo de rochas ornamentais”, vinculado ao Propemm, sob orientação da Profa. Dsc.. Viviana Possamai Della Sagrillo e Tese de Doutorado; e a “a incorporação de resíduo orgânico na massa cerâmica”, sob orientação do Prof. Dsc. Carlos Maurício Fontes Vieira, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Engenharia e Ciências do Materiais, uma parceira do Ifes e a Universidade Estadual do Norte Fluminense – Uenf.
Redes Sociais