Alunos do Campus Santa Teresa utilizam Instagram para aprender geometria em projeto inovador de matemática
Estudantes do 3º ano do curso Técnico em Agropecuária, sob orientação do professor Rabigdonataro, participam do projeto "Mathgram", que integra o uso do Instagram como ferramenta de aprendizagem para ensinar geometria plana e espacial. O projeto visa despertar o interesse dos alunos pela matemática, estimulando a criatividade e a colaboração por meio das redes sociais.
O projeto "Mathgram", desenvolvido pelos alunos do 3º A e 3º C do curso Técnico em Agropecuária, tem como objetivo utilizar o Instagram como uma plataforma educacional para explorar e ensinar conceitos de geometria plana e espacial. Sob a orientação do professor Rabigdonataro, os estudantes foram divididos em grupos de 5 a 6 integrantes, cada um representando um matemático famoso, como Pitágoras, Arquimedes, René Descartes, entre outros.
Ao longo de um mês e meio, os alunos criarão e gerenciarão páginas no Instagram dedicadas a esses matemáticos, publicando conteúdos que apresentam tanto as biografias dos cientistas quanto explicações e curiosidades sobre áreas e volumes de figuras geométricas. O trabalho será realizado em paralelo às aulas de matemática, permitindo que o professor acompanhe e oriente os alunos em tempo real.
O projeto será dividido em três fases: geometria plana, geometria espacial e um quiz avaliativo. Durante a competição final, os grupos responderão a perguntas sobre o conteúdo estudado, com os vencedores sendo premiados tanto pelo desempenho nas provas quanto pela qualidade das postagens no Instagram.
Além de fortalecer o aprendizado matemático, o "Mathgram" também promove a divulgação da ciência de forma acessível e interativa, integrando a tecnologia ao ensino e incentivando a participação ativa de toda a comunidade escolar.
Redes Sociais