Professor do Ifes Campus Santa Teresa participa de debates no 1° Simpósio Nacional de Meliponicultura Zootécnica
O professor Eduardo Antonio Ferreira, do Ifes Campus Santa Teresa, representou o Espírito Santo no 1° Simpósio Nacional de Meliponicultura Zootécnica, realizado em 28 de setembro de 2024, em Carazinho, RS, como parte do 2º Encontro Abelheiro. O evento promoveu discussões sobre a meliponicultura e os impactos das mudanças climáticas na conservação das Abelhas Indígenas Sem Ferrão (AISF).
No dia 28 de setembro de 2024, a cidade de Carazinho, no Rio Grande do Sul, sediou o 1° Simpósio Nacional de Meliponicultura Zootécnica, que integrou a programação do 2º Encontro Abelheiro, realizado de 27 a 29 de setembro. Entre os principais debates, destacaram-se as mesas-redondas com os temas “O Panorama Atual da Meliponicultura Zootécnica - Experiências Regionais” e “Impacto das Mudanças Climáticas e dos Agrotóxicos na Conservação das Abelhas Indígenas Sem Ferrão (AISF) e na viabilidade da Meliponicultura”, que reuniram especialistas e pesquisadores de diversas regiões do Brasil.
O professor Eduardo Antonio Ferreira, do Ifes Campus Santa Teresa, foi convidado pela ABREMEL (Associação Brasileira das Entidades da Meliponicultura) para representar o Estado do Espírito Santo no simpósio. Além de ser especialista na área, ele é presidente da AMECAP-ES (Associação de Meliponicultores Capixabas), e sua participação foi essencial para discutir a importância da meliponicultura como atividade geradora de renda para agricultores e produtores rurais. O professor Eduardo também destacou o papel fundamental das Abelhas Indígenas Sem Ferrão na polinização das espécies vegetais cultivadas e na preservação das matas nativas.
O simpósio contou com a presença de importantes instituições como a ABREMEL (Associação Brasileira das Entidades da Meliponicultura), FEMERS (Federação das Associações de Meliponicultores do Estado do Rio Grande do Sul) e EPAGRI-SC (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), além de renomados palestrantes, como o Dr. Ricardo Camargo (EMBRAPA - Meio Ambiente), o Prof. Dr. Carlos Gustavo Nunes da Silva (UFAM), o Prof. Dr. Antônio Philomena (FURG), Rodrigo Duriex - EPAGRI-SC, Dr. Noedi Rodrigues - MPT/FGCIA, Dr. Mikhael Marques, Dr. Leonardo Melgarejo, Dr. Althen Teixeira e o Sr. Nelson Angnes (Presidente da Federação das Associações de Meliponicultores do Estado do Rio Grande do Sul), entre outros.
O evento resultou na elaboração de uma carta aberta da ABREMEL.
Clique na imagem abaixo para acessar a carta aberta.
Redes Sociais