Página inicial > Notícias > Outubro Rosa: NEPGENS alerta para a importância da prevenção do câncer de mama e colo do útero

Publicado: Segunda, 14 de Outubro de 2024, 10h35 | Última atualização em Segunda, 14 de Outubro de 2024, 10h38

Neste mês de outubro, o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Sexualidade (NEPGENS) do Ifes Campus Santa Teresa destaca a necessidade de conscientização e diagnóstico precoce para o câncer de mama e colo do útero, doenças que afetam um número significativo de mulheres no Brasil. Com dados alarmantes do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e do Ministério da Saúde, a campanha reforça que cuidados e exames regulares devem ser uma prática constante na vida das mulheres.

Neste mês de outubro, o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Sexualidade (NEPGENS) do Ifes Campus Santa Teresa vem alertar à comunidade escolar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. É relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.

Quanto ao câncer do colo do útero, por sua vez, o Ministerio da Saúde informa que é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no mundo, depois do câncer de mama, e a principal causa de morte por câncer entre mulheres em muitos países. No Brasil, é o terceiro tumor mais incidente na população feminina com 17 mil novos casos por ano no triênio 2023-2025, correspondendo a uma taxa de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres.

Cuidados como a prática de atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, por exemplo, ajudam a reduzir o risco de câncer de mama. Um nódulo ou outro sintoma suspeito nas mamas deve ser investigado, por meio de exames clínicos, para confirmar se é ou não câncer de mama.

A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo Papilomavírus Humano (HPV), cuja transmissão ocorre por via sexual. Alem do uso de preservativos, é importante destacar que a vacina contra o HPV é a medida mais eficaz de se prevenir contra a infecção, sendo distribuída gratuitamente pelo SUS.

O NEPGENS reforça que a prevenção e o diagnóstico precoce devem ser realizados de maneira contínua e permanente na vida das mulheres e não apenas no mês de outubro. Por isso, fique sempre atenta aos sinais do seu corpo: faça o autoexame e visite seu ginecologista com regularidade!

Maiores informações, acesse o site do Ministério da Saúde do Governo Federal:
Outubro Rosa: Ministério da Saúde lança campanha e reforça autocuidado — Ministério da Saúde (www.gov.br)

nepgens alerta prevencao cancer mama e colo 01

nepgens alerta prevencao cancer mama e colo 02