Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Ifes Campus Santa Teresa oferece 5ª Capacitação em Meliponicultura com certificação e vagas limitadas
Início do conteúdo da página

Ifes Campus Santa Teresa oferece 5ª Capacitação em Meliponicultura com certificação e vagas limitadas

Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2024, 16h32 | Última atualização em Quarta, 23 de Outubro de 2024, 08h58

O Ifes Campus Santa Teresa está com inscrições abertas, de 24 a 29 de outubro, para a 5ª Capacitação em Meliponicultura. O curso, voltado para iniciantes na criação de Abelhas Indígenas Sem Ferrão (AISF), contará com 6 encontros aos sábados, totalizando 48 horas de formação. Serão oferecidas 60 vagas, com certificação e aulas práticas no Meliponário-Escola, em parceria com meliponicultores experientes da AMECAP-ES.

O Campus Santa Teresa realizará a 5ª Capacitação em Meliponicultura, voltada para iniciantes na criação de Abelhas Indígenas Sem Ferrão (AISF). O curso será composto por 6 encontros aos sábados, totalizando 48 horas de formação, com certificação pelo Ifes. As inscrições acontecerão entre os dias 24 e 29 de outubro, através do formulário online, e estão disponíveis 60 vagas. As aulas ocorrerão nos dias 09, 16 e 23 de novembro, e 07, 14 e 21 de dezembro, com atividades práticas no Meliponário-Escola e apoio de meliponicultores da AMECAP-ES.

Diversos órgãos públicos, como SEAMA, Museu Mello Leitão, IDAF, IEMA, INCAPER, Ifes, Ufes, Guarda Municipal de Vila Velha e secretarias municipais de meio ambiente e agricultura, além de Associados da AMECAP-ES e produtores rurais, foram convidados a participar da capacitação.

A meliponicultura tem ganhado destaque como uma atividade ecológica e rentável, valorizada pela polinização que contribui para o aumento da produtividade agrícola. Além de seu impacto ambiental, a criação de AISF oferece benefícios recreativos e terapêuticos, sendo indicada para a melhor idade. Desde 2013, o Meliponário-Escola do Ifes tem incentivado a prática, essencial para a produção de alimentos e conservação ambiental.

O professor Eduardo Antonio Ferreira, especialista e responsável pelo setor de meliponicultura do campus, destaca que a polinização feita pelas abelhas melhora a qualidade dos frutos, vagens e grãos, e aumenta a produtividade agrícola. A criação de colônias de AISF é uma prática simples, segura e benéfica tanto para o campo quanto para a natureza.

Clique aqui para fazer a sua inscrição.

registrado em:
Fim do conteúdo da página