SiGiST movimenta Campus Santa Teresa na última semana
O Campus Santa Teresa sediou pela primeira vez uma Simulação Geopolítica. Após anos participando com delegações na edição estadual, no Campus Vitória, uma edição local foi organizada e ocorreu na última semana, na tarde de sexta-feira (11/04) e manhã do sábado, 12/04.
A Simulação Geopolítica do Ifes Santa Teresa (SiGiST) ocorreu na modalidade de Ação complementar ao Ensino. Coordenado pelo professor Tiago Dallapiccola, foi desenvolvido e organizado com protagonismo estudantil e contou ainda com o envolvimento de vários servidores.
O projeto, seguindo seus congêneres, consistiu em simular um ambiente de diplomacia internacional nos moldes das Nações Unidas, com o principal objetivo de levar aos participantes do evento – alunos das três séries de todos os cursos técnicos integrados – o conhecimento sobre temas e problemáticas procedentes da conjuntura geopolítica nacional e internacional, de modo a incentivá-los a desenvolver pedagogicamente o processo de discussão e resolução dessas questões, aperfeiçoando habilidades como a argumentação e a contra argumentação, a oratória, a expressividade, além, obviamente, do conhecimento específico exigido para os temas debatidos nos dois comitês.
A SiGiST teve como secratária-geral a aluna Ana Luiza Frasson Mota, da 2ª série de Meio Ambiente. Já os dois comitês tiveram a seguinte composição das mesas diretoras:
MARPOL (Os Impactos Socioeconômicos da Poluição Marítima por Petróleo):
Giovanna Batista Claudio (diretora-geral) - 3ª série de Meio Ambiente
Letícia de Oliveira Menegueli Teixeira (diretora-assistente) - 3ª série de Meio Ambiente
Lucas Casagrande dos Santos (diretor-assistente) - 2ª série de Informática para Internet
Comissão da Anistia (Juri: A Violência Sistemática na Era Militar):
Isabella Cavalcante Guimarães (diretora-geral) - 2ª série de Meio Ambiente
Maicon de Jesus Silva (diretor-assistente) - 3ª série B de Agropecuária
Henry Gabriel Tavella Gueriero (diretor-assistente) - 2ª série C de Agropecuária
O eventou contou ainda com um comitê de imprensa e um corpo de voluntários. O Campus Santa Teresa parabeniza a iniciativa dos estudantes e agradece o empenho de todos os envolvidos.
Redes Sociais