Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Jardim Sensorial do Ifes Santa Teresa
Início do conteúdo da página

Jardim Sensorial do Ifes Santa Teresa

Publicado: Sexta, 13 de Junho de 2025, 14h04 | Última atualização em Sexta, 13 de Junho de 2025, 14h07

Durante a Semana do Meio Ambiente, foi inaugurado o Jardim Sensorial do Ifes Campus Santa Teresa. A obra, financiada pela FAPES com contrapartida do campus, foi idealizada pelo NEAA e construída com o objetivo de oferecer um espaço destinado à interação da comunidade escolar com diversas espécies vegetais voltadas ao estímulo dos cinco sentidos: visão, tato, olfato, paladar e audição.

aaaaa

O plantio das mudas contou com a participação dos estudantes do curso de Agronomia e com monitores dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Técnico em Meio Ambiente. 

Por meio do Jardim Sensorial, a comunidade pode interagir com diferentes texturas, aromas, cores, sabores e formas das espécies vegetais, estimulando a visão, o tato, o olfato, o paladar e, em alguns momentos, a audição. Essa interação permite uma conexão mais profunda com a natureza, momentos de relaxamento e contemplação, além de práticas pedagógicas interdisciplinares voltadas à educação ambiental.

A conexão sensorial com a natureza comprovadamente ajuda a reduzir níveis de estresse e ansiedade, contribuindo para o bem-estar emocional e a saúde mental de toda a comunidade acadêmica, promovendo um ambiente propício para o aprendizado. Por isso, além de integrar parte das ações de Educação Ambiental do campus, o jardim representa uma abordagem inovadora para uma educação inclusiva e de qualidade, contribuindo para as práticas pedagógicas realizadas pelo NAPNE.

Em breve, será construída uma rampa ao lado da escada (em frente ao Ficus), garantindo a acessibilidade.

Confira as fotos.

 

WhatsApp Image 2025 06 13 at 11.44.00

WhatsApp Image 2025 06 13 at 11.00.09

WhatsApp Image 2025 06 13 at 11.46.52 3

WhatsApp Image 2025 06 13 at 11.46.54 2

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página