Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Estudantes de Ciências Biológicas realizam visita técnica a parques ambientais do Estado
Início do conteúdo da página

Estudantes de Ciências Biológicas realizam visita técnica a parques ambientais do Estado

Publicado: Segunda, 16 de Junho de 2025, 10h32 | Última atualização em Segunda, 16 de Junho de 2025, 10h34

Alunos dos 3º, 5º e 7º períodos do curso participaram de atividades práticas nos parques Paulo César Vinha, em Guarapari, e Jacarenema, em Vila Velha.

No dia 11 de junho de 2025, estudantes dos 3º, 5º e 7º períodos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Santa Teresa participaram de uma visita técnica ao Parque Estadual Paulo César Vinha, em Guarapari (ES), e ao Parque Natural Municipal de Jacarenema, em Vila Velha (ES).

A atividade foi organizada pelos professores Adriano Goldner Costa, Vilacio Caldara Junior e Fernanda Tonini Gobbi, com o objetivo de integrar os conteúdos das disciplinas Ecologia I, Genética, Seminário Integrador II, Zoologia I e Zoologia III em uma abordagem prática e interdisciplinar. Durante a visita, os(as) estudantes realizaram trilhas ecológicas, observaram diferentes formações vegetais e ambientes aquáticos (como áreas de restinga, manguezal e estuário), além de coletarem informações sobre a biodiversidade local e os projetos de conservação desenvolvidos nas duas unidades.

Guiados por monitores ambientais e pelos docentes, os(as) alunos(as) puderam aplicar na prática conceitos fundamentais relacionados ao funcionamento e à estrutura dos ecossistemas, ciclagem da matéria, fluxo de energia, sucessão ecológica, diversidade animal e vegetal, dinâmica de populações e comunidades, além de refletirem sobre o papel dos fatores físicos, químicos e biológicos na manutenção da biodiversidade.

A visita técnica reforçou o compromisso do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas com uma formação crítica, ativa e contextualizada, valorizando o contato com a natureza e com os desafios reais da conservação ambiental.

Confira abaixo alguns registros desse momento de aprendizagem em campo:

01

02

03

04

registrado em:
Fim do conteúdo da página