Ações de reflorestamento e recuperação ambiental no Ifes Campus Santa Teresa
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Santa Teresa deu início ao processo de reflorestamento e recuperação ambiental em sua fazenda experimental, localizada nas dependências do campus.
A ação faz parte do programa de restauração florestal oriundo do passivo ambiental gerado pelas tragédias das barragens de Mariana e Brumadinho, envolvendo também o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) pela Fundação Renova, que prevê o repasse de cinco parcelas, totalizando mais de R$ 450 mil. A primeira parcela já foi recebida e, no campus, já foram plantadas 35522 mudas árvores nativas de diversas espécies nativas da mata atlântica, contribuindo efetivamente para recomposição do bioma Mata Atlântica.
As ações de plantio se iniciaram na estação chuvosa de 2024, e, após alguns meses, já é possível observar avanços significativos na cobertura vegetal da área. As atividades contemplam o reflorestamento de áreas degradadas, o cercamento de áreas de preservação, a recuperação de nascentes e matas ciliares, além da implantação de um campo piloto para fins de pesquisa e monitoramento ambiental.
O projeto tem impactos positivos não apenas para o meio ambiente e a infraestrutura do campus, mas também para a formação acadêmica dos estudantes, ao integrar ensino, pesquisa e extensão em ações práticas e sustentáveis.
Redes Sociais