Diretoria de Ensino
Diretoria de Ensino
A Diretoria de Ensino, composta pelas Coordenadorias Gerais de Ensino e de Assistência à Comunidade, é o órgão de planejamento, execução e avaliação das ações de ensino desenvolvidas no âmbito do Campus.
Diretor
Paola Alfonsa Lo Monaco
Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - Napne
O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), composto por diversos profissionais da educação do Campus Santa Teresa, tem por finalidade contribuir para a inclusão escolar de pessoas com necessidades específicas, viabilizando as condições para seu desenvolvimento escolar.
Coordenador: Filipe Coutinho da Silva
Coordandora Adjunta: Ângela Andrade Coelho
Secretária: Jádia Petri Penholato Micaela
Colegiado:
Aline Salviano Zica
Francisco Braz Daleprane
Jaquelini Scalzer
Lusinério Prezotti
Lucilea Silva Reis
Marcia Helena Milanezi
Nathalia Miguel Teixeira Santana
Ronaldo Luiz Rassele
Talys Moratti Lemos de Oliveira
Otávio Wolff Buffon
Contatos:
Documentos:
Cartilha do Napne “Acessibilidade e inclusão: o trabalho dos Napnes no Ifes”.
Designação: Portaria nº 302, de 23 de setembro de 2020, alterada pela Portaria nº 172, de 26 de julho de 2021
Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – Neabi
O NEABI tem por finalidade desenvolver ações de Ensino, Pesquisa e Extensão orientadas às temáticas das identidades, das relações étnico-raciais e do racismo no contexto de nossa sociedade multiétnica e pluricultural.
São objetivos do Neabi:
I – propor e promover ações de Ensino, Pesquisa e Extensão orientadas às temáticas das identidades e relações étnico-raciais e do racismo no contexto de nossa sociedade multiétnica e pluricultural;
II – atuar no desenvolvimento de ações afirmativas no Ifes, em diálogo com os movimentos sociais (negros e indígenas) e demais setores da sociedade civil, em prol de uma efetiva implantação do Ensino da História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena, conforme o arcabouço legal;
III – envidar esforços, a partir das demandas expressas pelos movimentos sociais negros e indígenas, representação no Conselho Superior, no Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e PósGraduação, na Câmara de Ensino, na Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação e na Câmara de Extensão do IFES, para participar das tomadas de decisão sobre as diretrizes de Ensino, Pesquisa e Extensão nas temáticas étnico-raciais promovendo a cultura de uma educação antirracista, compreendendo e respeitando a diversidade;
IV – encarregar-se como órgão proponente e consultivo, conforme artigo 2º, no que tange às políticas afirmativas implementadas no Ifes, como a política de reserva de vagas para indígenas e afrobrasileiros (cotas raciais) nos processos seletivos e concursos públicos oferecidos pelo Campus, Campus Avançado e Cefor;
V – realizar estudos e debates sobre os componentes curriculares dos PPC (Projeto Pedagógico de Curso) dos cursos ofertados pelo Ifes, a fim de assessorar tecnicamente na inserção dos conteúdos referentes à História e à Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena, conforme preveem as leis nº. 10.639/2003 e nº.11.645/2008;
VI – desenvolver ações educativas com a comunidade escolar que fortaleçam a importância da cultura negra e indígena na formação do povo brasileiro;
VII – promover a realização de atividades de extensão, como cursos, seminários, palestras, conferências, painéis, simpósios, oficinas e exposições de trabalhos, com a participação da comunidade interna e externa, referentes às temáticas de que tratam o presente regimento;
VIII – fomentar ações educativas e culturais, por meio da gestão de ensino, pesquisa e extensão do Ifes em suas respectivas unidades, com abordagens inter-, multi- e transdisciplinares ligadas aos temas étnico-raciais e racismo, bem como pleitear a publicação dos respectivos resultados em veículos de comunicação internos e externos;
IX – ensejar a formação inicial, a formação continuada e a formação em serviço para a comunidade escolar, difundindo o conhecimento e a valorização da história dos povos africanos, da cultura afrobrasileira e indígena e da diversidade histórica e cultural para construção da Nação Brasileira;
X – assessorar no processo de produção e difusão, junto aos setores de ensino, pesquisa e extensão, de metodologias de ensino e de aprendizagem relacionadas à temática étnico-racial e racismo;
XI – orientar a Diretoria de Ensino, as coordenadorias de cursos e o setor pedagógico quanto à inclusão de conteúdos referentes à Educação para as Relações Étnico-Raciais e Racismo (ERERR) nos projetos pedagógicos dos cursos Técnicos de nível médio (integrado, concomitante, subsequente e Proeja); do Superior e de Pós-Graduação.
XII – Propor e acompanhar a inclusão e a prática da disciplina Educação das Relações Étnico-Raciais e Racismo (ERERR) nos PPC’s (Projetos Pedagógicos de Cursos) de nível médio e superior (Graduação e PósGraduação Lato e Stricto Sensu), em especial nas Licenciaturas;
XIII – recomendar ao Ifes o nome de obras literárias e publicações científico-acadêmicas relacionadas à educação étnico-racial e antirracista para o acervo nas bibliotecas das unidades da instituição;
XIV – estimular a produção e a divulgação de materiais didáticos, paradidáticos e bibliográficos que valorizem as temáticas afro-brasileira, africana e indígena no Ifes.
XV– fortalecer o diálogo permanente com outras instituições e movimentos sociais negros e indígenas, com foco em questões relativas à equidade racial e combate ao racismo;
XVI– participar da revisão, na totalidade, dos documentos institucionais referentes à política educacional voltada às questões africanas, afro-brasileiras e indígenas;
Coordenador Geral: Marcelo Monteiro dos Santos
Coordenadora Adjunta: Taisa da Rosa Barros
Secretária: Juliana Mezzomo Flores
Membros do Colegiado: Márcio Vinícius Ferreira de Sousa
Antonio Resende Fernandes
Angela Andrade Coelho
Bruno Santos Conde
Filipe Coutinho da Silva
Contatos:
Documentos:
Designação: Portaria nº 314, de 05 de outubro de 2020
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