Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Núcleo de Memória
Início do conteúdo da página

Núcleo de Memória

Publicado: Sexta, 06 de Setembro de 2019, 15h05 | Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2019, 15h44

imagem

Em 2016, uma comissão formada por professores e técnicos administrativos foi designada para reunir o acervo de interesse histórico do Campus Santa Teresa. Naquele momento, o trabalho foi concentrado na reunião de fotografias e objetos tridimensionais que se encontravam espalhados por vários setores. Algumas fotografias chegaram a ser digitalizadas para oferecer maior acesso ao público interessado. Integrantes dessa comissão auxiliaram na elaboração do Programa de Extensão Núcleo de Memória a partir do segundo semestre de 2017. O auxílio na organização do acervo foi reforçado com a premiação no Edital de Acervos do Funcultura da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo.

A história do Campus Santa Teresa faz parte da história da região do Vale do Canaã e confunde-se mesmo com a trajetória do Espírito Santo no decorrer da História do Brasil República. A inexistência de ações de salvaguarda do patrimônio, material e imaterial, relativas ao processo escolar, coloca em risco uma rica memória que contribui para a identidade local e regional. A preservação desse patrimônio permite compreender os processos educacionais numa perspectiva espaço-temporal, recuperando trajetórias e memórias dos sujeitos e comunidades implicados nesse processo.

O Núcleo de Memória se constitui desse modo como espaço de preservação e promoção da memória escolar. Para fins de organização e descrição da documentação, optou-se por criar oito Fundos arquivísticos para inventariar a documentação:

A.     Fundo Escola Prática de Agricultura (1940-1948)

B.      Fundo Escola Agrotécnica do Espírito Santo (1948-1956)

C.      Fundo Escola Agrotécnica de Santa Teresa (1956-1964)

D.     Fundo Colégio Agrícola de Santa Teresa (1964-1979)

E.      Fundo Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa - Fase I (1979-1993)

F.      Fundo Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa - Fase II (1993-2008)

G.     Fundo Instituto Federal do Espírito Santo campus Santa Teresa (2008 até o presente)

H.     Fundo Cooperativa Escola (1945-2006)

 

Informações:

Contato: 27 3259-7878

E-mail: memoria.st@ifes.edu.br

Horário de funcionamento: mediante agendamento

Toda a documentação organizada pelo Núcleo de Memória do Ifes Campus Santa Teresa está aberta à consulta com agendamento prévio.

Fim do conteúdo da página