Página inicial > Notícias > Moodle como apoio ao ensino presencial em curso superior de tecnologia

Moodle como apoio ao ensino presencial em curso superior de tecnologia

Publicado: Sexta, 05 de Julho de 2013, 14h18 | Última atualização em Sexta, 05 de Julho de 2013, 14h18

Por Gabriel Fedel

Os professores Luis Lopes e Leonardo Moraes, do Instituto Federal do Espírito Santo, apresentaram o trabalho que desenvolveram com o Moodle, uma ferramenta para auxílio ao ensino, aplicado a um curso superior de tecnologia.

O contato que os apresentadores tiveram com o Moodle data de 2007, sendo inicialmente utilizado para alunos do ensino médio. A partir de 2010, com o curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no mesmo Instituto, iniciou-se o uso do Moodle para suporte para esse curso, com recursos extra sala de aula.

O Moodle foi utilizado de diversas maneiras nesse curso: disponibilização de materiais, avaliação, comunicação assíncrona (fórum) e síncrona (chat), entre outras.

Iniciaram então uma pesquisa para verificar se o Moodle melhorou o curso. Para isso selecionou-se um grupo de 46 estudantes, do primeiro e terceiro semestre. No fim do semestre estes alunos responderam uma avaliação que indicou uma ótima recepção por eles - mais de 70% acharam o uso do Moodle ótimo ou bom.

Um ponto importante de se destacar é que o grande público (que encheu a sala) dessa discussão era composto por sua quase totalidade de professores interessados em entender e utilizar melhor o Moodle!

E seguimos com o Software Livre na Educação!

Crédito foto: Guilherme Dias/indicefoto/FISL

moodle