Página inicial > Notícias > Prorrogadas as inscrições para cursos técnicos do Ifes

Prorrogadas as inscrições para cursos técnicos do Ifes

Publicado: Quarta, 07 de Outubro de 2015, 12h38 | Última atualização em Terça, 05 de Fevereiro de 2019, 12h41

Para o PS 01/2016, inscrições agora vão até o dia 8 de novembro.

Foram prorrogadas as inscrições para os processos seletivos 01/2016 e 02/2016, que oferecem um total de 3.946 vagas em cursos técnicos nos 21 campi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

No caso do edital 01/2016, que oferta 2.462 vagas de cursos técnicos nas modalidades integrada ao ensino médio, concomitante e subsequente, os interessados têm até 8 de novembro para se inscrever pela internet.

A taxa, de R$ 51, deve ser quitada até 9 de novembro. Nos cursos integrados, o aluno faz a formação técnica e cursa o ensino médio no Ifes; na modalidade concomitante, o estudante deverá estar matriculado no ensino médio em outra instituição e fará a formação técnica no Ifes; e na subsequente, são contemplados aqueles que já concluíram o ensino médio.

As vagas são nos campi de Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Centro-Serrano, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Itapina, Linhares, Montanha, Nova Venécia, Piúma, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

As provas objetivas do PS 01/2016 continuam marcadas para 29 de novembro. Para os cursos integrados e concomitantes, serão questões de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. As questões de prova para ingresso nos cursos subsequentes incluem as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia.

Perguntas frequentes sobre o PS 01/2016

Já no PS 02/2016, o novo prazo é o dia 13 de novembro. As inscrições são feitas presencialmente e não há cobrança de taxa. São disponibilizadas 172 vagas da Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

Podem concorrer aquelas pessoas com 18 anos ou mais que tenham o ensino fundamental completo (ou concluam até a data da matrícula), mas não tenham concluído o ensino médio. O aluno fará tanto a formação técnica quanto o ensino médio no Ifes. Os cursos do edital são oferecidos pelos campi Santa Teresa e Vitória.

A seleção para as vagas do Proeja que são ofertadas pelo Campus Santa Teresa será realizada em duas etapas: palestra informativa e análise socioeducacional. Para as vagas do Campus Vitória, além dessas duas etapas, haverá provas.

Acesse os editais:

PS 01/2016 – Cursos técnicos integrados, concomitantes e subseqüentes

PS 02/2016 – Proeja

Veja a lista de cursos por campus

Perguntas frequentes sobre o PS 01/2016